São Paulo, Sexta-feira, 23 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restaurantes-galeria levam "shock art" à mesa

SYLVIA COLOMBO
de Londres

O jantar será preparado por um chef europeu de renome mas o melhor do cardápio vai estar mesmo nas paredes do restaurante.
O badalado projeto "Sensation", do curador britânico Charles Saatchi, que revelou há dois anos trabalhos dos artistas jovens britânicos Damien Hirst, Jake and Dinos Chapman, Gary Hume e outros, acaba de lançar os olhos para o terreno da gastronomia.
Na última semana, Saatchi lançou o projeto de abrir na Europa e Estados Unidos várias filiais de uma cadeia de "restaurantes-galeria", como ele mesmo denomina, que terá sede em Londres.
As primeiras casas serão abertas em Berlim e Nova York e funcionarão como espaço para obras de artistas relacionados ao projeto e outras da coleção do curador.
A exposição "Sensation" abriu em Londres em 1997 e trouxe a público o que ficou conhecido também como "shock art". Nela, figuravam trabalhos classificados como "chocantes" pela crítica, como o de Damien Hirst, utilizando pedaços de animais, ou de Matt Collishaw ("Bullet Hole"), em que era retratada uma cabeça com um buraco de bala, ou ainda Marcus Harvey, exibindo uma criança assassinada numa foto policial alterada por seu pincel.
A onda dos "restaurantes-galeria" não é nova. O próprio Damien Hirst foi proprietário de um restaurante, o Quo Vadis, no Soho (centro de Londres), cujo chef era Marco Pierre White (o mesmo que atua na casa do do ator Michael Caine). O restaurante de Hirst, porém, acabou não dando certo. White garantiu, à época, que as cabeças de animais e instrumentos cirúrgicos que integravam a obra de Hirst eram o principal motivo da fuga da freguesia.


Texto Anterior: Parceria azeda o caldo
Próximo Texto: Mundo Gourmet - Josimar Melo: O jeito argentino
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.