São Paulo, quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto de Kassin e Berna Ceppas, banda tem despojamento como marca

DA REPORTAGEM LOCAL

Se Thalma de Freitas e Nina Becker hoje reinam na ala feminina da Orquestra Imperial, é porque Kassin e Berna Ceppas lhes emprestaram o cetro.
Revelados como produtores de Los Hermanos e outros grupos badalados da cena carioca, eles desenvolviam um projeto de jam session eletrônica semanal em 2002 quando surgiu a possibilidade de se apresentar na extinta casa noturna carioca Ballroom. Como a pedida eletrônica soava experimental demais, eles sugeriram que o lugar abrisse espaço para uma orquestra de gafieira.
A casa bancou a idéia, sem saber que a banda e o repertório de que falava Kassin só existiam na cabeça dele. Em três dias, ele correu sua agenda de contatos de cabo a rabo e alistou Domenico Lancelotti, Moreno Veloso e Seu Jorge, entre outros, para a estréia da big band. Uma sucessão de "aparece lá" disparados pela turma convocada por Kassin fez com que, na primeira noite, houvesse mais gente no palco do que na platéia.
Uma das poucas pessoas do público era Nina Becker, amiga de infância de Kassin, que apareceu para dar uma força e acabou entrando para a turma mais tarde, quando Thalma de Freitas viajou para a Espanha.
O boca-a-boca positivo do que Rodrigo Amarante (do Los Hermanos) já chamou de "bundalelê" garantiu o prolongamento da temporada, ao longo da qual se integraram ao coletivo nomes como Rubinho e Nelson Jacobina, Pedro Sá (que não estará no show de São Paulo, pois faz a turnê de "Cê" com Caetano Veloso), Bartolo e outros. A meio tempo, saiu Seu Jorge e entrou o veterano Wilson das Neves.
O despojamento foi a chave para a continuidade da banda, concordam os integrantes. "Já fiquei com medo de que virasse trabalho. Mas o que tinha que virar, já virou: fazer mais shows, lançar um disco." (LN)


Texto Anterior: Nina e Thalma fazem pocket show amanhã
Próximo Texto: Turnê traz ao país "disco-punk sueco"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.