São Paulo, terça-feira, 23 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Kirov repete programa de dez anos atrás

Companhia russa de balé pega carona no sucesso do filme 'Cisne Negro' e remonta no Brasil 'O Lago dos Cisnes'

Apresentações estreiam hoje em São Paulo e seguem para Rio e Belo Horizonte com elenco de estrelas em ascensão

AMANDA QUEIRÓS
DE SÃO PAULO

Ao reler o clássico "O Lago dos Cisnes", de Marius Petipa e Lev Ivanov, o filme "Cisne Negro" (2010), de Darren Aronofsky, rendeu não só um Oscar de melhor atriz para Natalie Portman mas também uma legião de novos fãs para a dança clássica.
Com uma turnê que estreia hoje no Theatro Municipal de São Paulo, o Ballet Kirov promete desmontar a visão cinematográfica e mostrar ao público o verdadeiro "Lago".
O chamariz está na tradição da famosa companhia russa. A versão de maior sucesso da peça foi criada em 1895 justamente para o grupo, que tem mais de 250 anos de refino da técnica clássica.
Com música original de Tchaikovski, ela é considerada um "cavalo de força". Todas as remontagens e releituras que atravessaram o século 20 se baseiam nessa obra.
O programa, no entanto, é velho conhecido dos brasileiros e esteve nas turnês nacionais do grupo em 1996 e 2001. Steffen Dauelsberg, diretor-executivo da Dell'arte, que organiza o giro brasileiro, atribui a escolha ao tempo entre as turnês e também a "Cisne Negro". "O filme tirou a poeira do balé para as grandes audiências", diz.
De São Paulo, a temporada segue para o Rio e para Belo Horizonte. Nas duas primeiras cidades há ainda uma noite de apresentação de trechos de balés famosos, como "Chopiniana" e "Carmen".

JOVENS BAILARINOS
A história da garota que é condenada a viver como cisne até encontrar um amor eterno será recontada no Brasil por um elenco de jovens bailarinos em ascensão.
Diana Vishneva e Uliana Lopaktina, duas das maiores estrelas do Kirov, estão fora da escalação. Daueslberg justifica a ausência pelo período de férias de parte do grupo e pelo fato de a temporada ter ficado espremida entre duas outras turnês. Para ele, esta é também a oportunidade de apresentar ao Brasil os talentos de amanhã.
Cecilia Kerche, primeira-bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio, mostrou descontentamento com a escolha. "Tradição se faz com tradição. Gostaria de ver bailarinos de experiência. O 'Lago' dançado aos 20 anos não é o mesmo aos 35", afirma.

O LAGO DOS CISNES
QUANDO ter., qua. e qui., às 21h, sáb., às 20h, e dom., às 17h
ONDE Theatro Municipal de São Paulo (pça. Ramos de Azevedo, s/n, tel. 0/xx/11/3397-0327)
QUANTO ingressos esgotados
CLASSIFICAÇÃO livre


Texto Anterior: Mais seriados: Série de Weiner detona onda sessentista
Próximo Texto: Christian Tetzlaff, que esnobou Stradivarius, dirige Filarmônica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.