São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Record 'reconstrói' Brasília em São Paulo

Agência Pedra Viva/Divulgação
O RETORNO Márcio Garcia grava com Patrícia França cena de "Prova de Amor", próxima "novela das sete" da Record; Garcia faz apenas uma participação na trama, numa seqüência de perseguição

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Record vai montar um canteiro de obras de 10 mil m2 para simular a construção de Brasília em "Cidadão Brasileiro", de Lauro César Muniz, que irá inaugurar seu segundo horário de novelas, provavelmente às 21h, a partir de março de 2006. A emissora irá investir cerca de R$ 200 mil em cada capítulo da trama, mesmo patamar das novelas das 21h da Globo.
Além do canteiro de obras de Brasília, "Cidadão Brasileiro" terá uma cidade cenográfica, a primeira da Record. A emissora estuda cinco opções de locais para montar a cidade cenográfica e o canteiro de obras, todas em um raio de cem quilômetros de São Paulo. Bragança Paulista é favorita.
Na cidade cenográfica, será construída uma praça de cidade do interior paulista. Já o canteiro de obras terá apenas estrututras de madeira e de concreto. Não haverá tomadas que mostrem seu horizonte, porque o relevo do interior de São Paulo é bastante diferente do do Planalto Central.
"Cidadão Brasileiro" se passará entre 1940 e 1980 e irá contar a história de Antonio Maciel, um empreendedor que começa do nada e constrói um império empresarial, principalmente com agronegócios. Ele comandará operários na construção de Brasília, no final dos anos 50 e início dos 60. Depois, mudará para São Paulo, que servirá de cenário para a novela.
A Globo também irá retratar a construção de Brasília em "JK", sua próxima minissérie.

OUTRO CANAL

Decisão A direção do SBT bateu o martelo: sua próxima novela será uma adaptação da latina "Cristal", a cargo de Calixto de Inhamuns (ex-roteirista da Manchete). A trama entrará na vaga de "Os Ricos Também Choram", em março. "Dona Beija" ficou para depois.

Efeito 1 A Globo usará desenhos animados para reduzir o impacto de cenas violentas (como um massacre) de "Bang Bang", sua próxima novela das sete. Assim, pretende não só adequar o faroeste ao horário livre mas também se isentar de acusações de influência no referendo do desarmamento, marcado para 23 de outubro.

Efeito 2 Na fictícia Albuquerque, palco de "Bang Bang", será vetado o uso de armas. Mas nem todos respeitarão. A placa, na entrada da cidade, que avisa sobre a proibição será marcada de balas.

Tecnologia 1 Uma "cable cam" (câmera suspensa por cabos) será a principal novidade da Globo na transmissão do GP Brasil de Fórmula 1. A câmera, que é diferente da usada no Carnaval e em jogo do Brasil em abril, se moverá numa extensão de 300 metros na reta oposta de Interlagos, a 15 metros de altura. Mostrará um mesmo carro de frente e, num rápido giro após sua passagem, por trás.

Tecnologia 2 Outra atração será uma câmera em trilho que atingirá até 110 km/h e que acompanhará os carros saindo do boxe. A Globo terá 50 câmeras e três unidades móveis (uma para replays).


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! CPI serve chá com porrada!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.