São Paulo, sábado, 23 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV ABERTA

Madrugada tem ótimo De Palma e musical da Metro

Dez Coisas que Eu Odeio em Você
SBT, 13h50.
  
(Ten Things that I Hate about You). EUA, 1999, 90 min. Direção: Gil Junger. Com Julia Stiles, Heath Ledger. Garota tem um problema: o pai só a deixará namorar se a irmã mais velha arranjar namorado.

Tenha Fé
SBT, 15h30.
   
(Keeping Faith). EUA, 2000, 127 min. Direção: Edward Norton. Com Edward Norton, Ben Stiller. Pastor (Norton) e rabino (Stiller) disputam o amor de Anna.

Godzilla 2000
Globo, 16h15.
  
(Go-jira Ni-sen Mireniamu). Japão, 1999, 97 min. Direção: Takao Okawara. Com Takehiro Murata. O velho Godzilla volta a Tóquio após excursionar pelos EUA.

Meu Vizinho Mafioso
Globo, 23h05.
  
(The Whole Nine Yards). EUA, 2000. Direção: Jonathan Lynn. Com Bruce Willis, Mathew Perry. Dentista endividado e à beira do divórcio reconhece seu novo vizinho, um mafioso perseguido pela Máfia.

O Quarto Poder
SBT, 0h.
  
(Mad City). EUA, 1997. Direção: Costa-Gavras. Com Dustin Hoffman, John Travolta. Pai de família é demitido e volta ao emprego munido de revólver. Prato perfeito para jornalista de TV explorar.

Emmanuelle - A Hora do Sonho
Bandeirantes, 1h45.
 
(Emmanuelle - A Time to Dream). 1994, 93 min. Direção: David Cole. Com Krista Allen. Em que Emmanuelle continua a dar trela (e não apenas trela) a seus amigos extraterrestres.

Vem Dançar Comigo
SBT, 2h15.
   
(Strictly Ballroom). Austrália, 1992, 94 min. Direção: Baz Luhrmann. Com Paul Mercurio, Tara Morice. Rapaz busca parceira de urgência, a fim de participar de concurso de dança.

Dublê de Corpo
Globo, 2h55.
    
(Body Double). EUA, 1984, 109 min. Direção: Brian de Palma. Com Craig Wasson, Melanie Griffith. Ator de filmecos de terror é despedido por conta da claustrofobia. Isso o levará a ser tragado em uma trama em que faz o papel de voyeur. De Palma como gosta: com uma produção modesta, partindo de filmes de Hitchcock e chegando a resultados surpreendentes. De primeira.

Era uma Vez em Hollywood
SBT, 4h.
    
(That's Entertainment). EUA, 1974, 117 min. Direção: Jack Haley Jr. Com Fred Astaire, Gene Kelly. Antologia dos grandes musicais da Metro. Indispensável para cinéfilos em geral, mesmo os não particularmente chegados a musicais. Só para São Paulo. (IA)

TV PAGA

Quem é o verdadeiro autor deste filme?

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não raro, a dúvida reaparece: a quem se deve a beleza de tal filme ou de tal cena etc.? Ao diretor ou ao fotógrafo? Aqui no Brasil mesmo, a toda hora, escutamos que algum filme não seria o mesmo se não fosse Walter Carvalho (por qualquer razão, é sempre ele o mencionado).
Certas paternidades são difíceis de atestar. No caso de "Esta Mulher É Proibida", tudo leva a crer que muito do que o filme é deve-se a James Wong Howe, mais do que ao diretor Sydney Pollack.
Pollack estava começando por cima uma carreira que foi marcada por altos nem tão altos assim ("A Firma") e baixos bem baixos ("Havana"). Mas nunca mais ele faria um plano como o que termina "Esta Mulher É Proibida".
Vemos Natalie Wood em primeiro plano. O plano se abre aos poucos. Notamos que está atrás de um vidro, que este vidro é de um trem, que este trem está em movimento. Então a câmera sobe e o plano termina com o trem inteiro em quadro, ao longe.
O filme é de 1966, de modo que nem pensar em efeitos de computador. Nem em trucagens. Tudo é feito de um helicóptero (ou balão?) de início acoplado ao trem. Por isso não percebemos que Natalie viaja. Depois o balão (ou helicóptero?) desprende-se e o plano se abre. Tem tudo para ser coisa de Wong Howe, que era um cameraman endiabrado.
Mas digamos que Pollack mereceu a ajuda. Dirigia uma história de amor (entre Natalie e Robert Redford) na Depressão, a partir de uma peça de Tennessee Williams, com roteiro de Francis Ford Coppola. Não fugia da briga, enfim. Mais tarde, Pollack só se preocupou em sobreviver. Virou um ótimo ator episódico. Mas seu "Esta Mulher" fica e brilha.
Num outro registro, o da fantasia, também brilha "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (Warner, 21h), de Michael Anderson. Ou será de Julio Verne? Ou, ainda, de Cantinflas? Chega uma hora, não importa.


ESTA MULHER É PROIBIDA. Quando: hoje, às 21h, no Telecine Classic.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Globo quer exportar ‘reality’ do ‘Caldeirão’
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.