|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FILMES
TV ABERTA
Julia Roberts é mãe de família em "Erin Brockovich"
A Máscara do Zorro
Globo, 13h35.
(The Mask of Zorro). EUA, 1998, 136 min.
Direção: Martin Campbell. Com Antonio
Banderas, Anthony Hopkins, Catherine
Zeta-Jones. Após fugir da prisão, um já
envelhecido dom Diego prepara um
sucessor, na pessoa de Antonio
Banderas, mantendo assim viva a
dinastia Zorro e, portanto, a luta dos
mexicanos contra os espanhóis tirânicos.
O filme sofre de excesso de ação e de
excesso de firulas.
Mais Velozes e Mais Furiosos
Record, 20h30.
(2 Fast 2 Furious). EUA, 2003, 100 min.
Direção: John Singleton. Com Paul
Walker, Cole Hauser. Após deixar a
polícia, Brian O'Conner (Walker) é
forçado a participar de uma nova missão:
se infiltrar no crime organizado de Miami
para investigar um caso de transporte de
dinheiro sujo para Carter Verone
(Hauser), o chefe do tráfico local. Para
tanto, ele recebe a ajuda de seu ex-colega Roman Pearce e da agente
secreta Monica Clemente.
O Juiz
Globo, 23h25.
(Judge Dredd). EUA, 1995, 96 min.
Direção: Danny Cannon. Com Sylvester
Stallone, Armand Assante, Diane Lane.
Estamos no futuro (ai, ai, ai). Ali, tiras
exercem o papel de juiz, caso de Dredd
(Stallone), líder dessa elite de policiais.
Até que ele é acusado por um crime que
não cometeu.
Fogo Cerrado
Bandeirantes, 0h30.
(Open Fire). EUA, 1994, 95 min. Direção:
Kurt Anderson. Com Jeff Wincott, Lee de
Broux, Mimi Craven. Depois que a
indústria de seu pai é tomada por
terroristas, com o velho de refém,
Wincott decide mostrar que não é
apenas um filhinho de papai, mas um
exímio praticante de artes marciais.
Erin Brockovich - Uma Mulher
de Talento
Globo, 1h05.
(Erin Brockovich). EUA, 2000, 130 min.
Direção: Steven Soderbergh. Com Julia
Roberts, Albert Finney. Erin, mãe de
família, trabalhadora, investiga caso de
água contaminada, defende o meio-ambiente, a sociedade. E trata de lucrar
com isso a cada passo que dá. É uma
visão do que seja virtude. Julia leva o
filme nas costas.
Herança Mortal
SBT, 0h45.
(Legacy of Sin: The William Coit Story).
EUA, 1995. Direção: Steven Schachter.
Com Neil Patrick, Bonnie Bedelia,
Meredith Salenger. Coit é jovem que
começa a desconfiar que sua mãe talvez
não seja quem ele pensava. Ao investigar
a morte de seu pai, quando era
adolescente, perceberá que a mãe tem
muito mais a ver com isso do que se
imaginaria. Drama familiar a caráter para
virar telefilme.
Krush Groove - O Mundo do Rap
SBT, 2h15.
(Krush Groove). EUA, 1985, 97 min.
Direção: Michael Schultz. Com Blair
Underwood, Sheila E. Os primeiros dias
da gravadora Def Jam, quando o
empresário Russell Walker (Underwood)
tem material para lançar, o que não tem
é dinheiro para fazer os discos, o que o
leva a pedir emprestado a uns
traficantes. Rola muito rock.
A Visão
Globo, 3h15.
(The Sight). EUA, 2000, 86 min. Direção:
Paul W.S. Anderson. Com Andrew
McCarthy, Amanda Redman. Ao
atropelar -e matar- uma velhinha
britânica, arquiteto americano recebe
dela o dom de se comunicar com os
mortos. Eles o utilizarão para prender um
serial killer. Feito para TV.
O Poço
SBT, 4h15.
(The Well). Austrália,1997, 102 min.
Direção: Samantha Lang. Com Pamela
Rabe, Miranda Otto, Paul Chubb. A dona
de uma fazenda e sua auxiliar levam uma
vida solitária no local e também um
tanto quanto esquisita. As coisas se
tornarão bem mais estranhas quando a
auxiliar atropela e mata um homem, e as
duas decidem esconder o corpo num
poço, na fazenda. Só para São Paulo.
(IA e PAULO SANTOS LIMA)
TV PAGA
Pequenez e grandeza do "demônio de Hollywood"
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
"O Diabo Feito Mulher" (Futura, 1h30) é um título contra as mulheres, como era praxe nos anos
50. O título deste filme, aliás, não
quer dizer muita coisa desde o
original. Fritz Lang, seu diretor,
queria que fosse "Chuck-a-Luck".
O estúdio objetou que "Chuck-a-Luck" não queria dizer nada e trocou-o por "Rancho Notorious".
Que também não quer dizer nada
-como bem observava Lang.
O certo é que Marlene Dietrich
não é o demônio que o título e sua
fama de mulher fatal podem sugerir. É verdade que ela maneja uma
roleta viciada, mas está ali mais
por paixão por Mel Ferrer que outra coisa.
É verdade que Mel Ferrer será o
pistoleiro responsável pela morte
de Arthur Kennedy. E este será todo o problema: Kennedy saltará,
com fúria digna de um personagem languiano, em busca de vingança. Será sua obsessão, seu único móvel na vida.
Para tanto, ele se infiltrará no
bando de Marlene. Mais, há de se
criar entre ele, Marlene e Mel Ferrer um delicado triângulo amoroso. Em suma, a partir de um quadro razoavelmente convencional
de faroeste, Lang convoca tudo do
homem (e da mulher): o melhor e
o pior, a pequenez e a grandeza, a
beleza e a feiúra. Como quase
sempre no Lang de Hollywood,
existe um momento em que o homem faz uma escolha que repercutirá em seu destino como uma
bomba.
Se nenhum gesto é inconseqüente, também não o são as cores. A dominante é terra, o que de
início dá um caráter especialmente árido ao filme, a que vem se
acrescentar a feição rígida de Arthur Kennedy, oposta ao cinismo
de Ferrer e a uma indiferença que
a cada passo se revela mais suposta de Marlene Dietrich.
Com o tempo, Lang nos conduz
a tons mais vermelhos e também
à tragédia, que maneja com uma
grandeza diabólica. Pois não era
só por seus modos intransigentes
que o alemão ficou conhecido como "o demônio de Hollywood".
Texto Anterior: Astrologia Próximo Texto: José Simão: Buemba! Convoca a vaca pra CPI da Aftosa! Índice
|