São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 2006

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Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Ministério faz mutirão para liberar TV e FM

O Ministério das Comunicações está fazendo um mutirão para agilizar processos de distribuição de canais de rádio e televisão, alguns deles pendentes há quase dez anos. A iniciativa foi muito bem recebida por donos de rádios e TVs, principais beneficiários dela.
Desde agosto, todos os funcionários da Secretaria de Comunicação Eletrônica e da consultoria jurídica têm trabalhado até em finais de semana na análise de processos parados.
Até a semana passada, o mutirão já tinha desobstruído cerca de 500 processos, um número recorde. Foram encaminhadas 218 concorrências de rádio AM e FM e três de TV, além da abertura de 67 consultas públicas para novos canais retransmissores, 22 autorizações para operação de retransmissoras de TV e 30 outorgas de FMs.
"Estamos fazendo um esforço concentrado", afirma Marcelo Bechara, chefe da consultoria jurídica. Segundo ele, o ministério está "travado" e "sobrecarregado" desde 2002, quando foram extintas as delegacias regionais do órgão. De uma só vez, diz Bechara, o ministério recebeu cerca de 40 mil processos.
"Tem licitação que ainda nem abrimos os envelopes com as propostas. Concorrências iniciadas em 1997 ainda não foram resolvidas. É por isso que não abrimos concorrências para novas emissoras. É imoral fazer isso sem resolver o que está parado aqui dentro", afirma.

CULTURA FEDERAL O Ministério das Comunicações concedeu na última sexta à TV Cultura um canal retransmissor em Brasília, conseqüência do mutirão para liberar concessões. Em alguns meses, a emissora pública paulista terá seu próprio sinal no DF.

OBRIGADO, MINISTRA 1 O agradecimento que Silvio Santos fez à ministra Dilma Rousseff, nos bastidores do debate do SBT na última quinta, oficialmente não teve nada a ver com algum favor prestado pela chefe da Casa Civil.

OBRIGADO, MINISTRA 2 Segundo a assessoria de Silvio Santos, o empresário agradeceu à ministra apenas por ela ter demonstrado muito interesse em conhecer o SBT, que visitou em junho, e por ter se declarado fã dele.

FALSA ASSEPSIA 1 É da MTV um intrigante anúncio publicado na Ilustrada, quinta-feira, com apenas um homem de branco e atribuído ao fictício Instituto Purifica.

FALSA ASSEPSIA 2 O anúncio faz parte de uma brincadeira da emissora, que terá a participação do telespectador. O jogo começou no último dia 2, quando a MTV foi "invadida" por um vírus que passou a disparar comerciais do Instituto Purifica.

FALSA ASSEPSIA 3 O Purifica "recruta" pessoas para lutarem pelo "bem-estar comum absoluto", mas quer mesmo é controlar suas mentes. Em breve, aparecerá um novo personagem, Prestes, que dará dicas à audiência da MTV para combater o Purifica. O jogo termina em dezembro.

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