São Paulo, terça-feira, 23 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/GNT
ANA MARIA BRAGA É FÃ DE KARAOKÊ Ana Maria Braga solta a voz em seu videokê durante a gravação do documentário "Strangers in the Night - O Mundo do Karaokê", que o GNT exibe em 20 de novembro

Classificação indicativa falha com crianças

Pesquisa realizada pela Andi (Agência de Notícias de Direitos da Infância) revela que o uso da linguagem brasileira de sinais (libras) não está sendo eficiente para informar a classificação indicativa dos programas de TV para crianças portadoras de deficiências físicas.
O estudo detectou que as crianças surdas não entendem o que dizem os intérpretes de libras que aparecem em uma pequena janela na tela da TV, antes da exibição dos programas. Ouvidas em grupos, as crianças dizem que a janela é muito pequena e que os intérpretes gesticulam muito rapidamente. Elas ainda estão sendo alfabetizadas em libras.
É a primeira falha apontada contra a nova classificação indicativa, em vigor desde julho. A janela com o intérprete de libras é uma de suas inovações.
A portaria que instituiu a classificação diz apenas que os símbolos usados pelas TVs devem seguir as normas de acessibilidade. As emissoras afirmam que estão cumprindo rigorosamente a portaria. A Globo diz que até aumentou o tamanho do layout que precede cada programa, por conta própria.
O Ministério da Justiça afirma que deve rever as normas para informar deficientes.
As informações fazem parte de uma pesquisa maior, para saber como crianças com deficiências do Brasil, Argentina e Paraguai interagem com a TV e se elas se vêem na mídia. A Andi a divulgará em dezembro.

PIT STOP 1 Repórteres e produtores da Globo passaram mal durante o GP do Brasil de Fórmula 1, domingo à tarde. Entre eles, estavam Carlos Gil e Bruno Lawrence, que não puderam entrar ao vivo na corrida.

PIT STOP 2 Nos bastidores, o mal-estar foi atribuído à refeição servida pela emissora nos boxes.

PIT STOP 3 A Globo diz que não houve nada de errado com a comida. Conta que Carlos Gil apresentou uma virose já no sábado. E que Lawrence estava indisposto por causa do calor.

TOP 10 A transmissão da corrida rendeu 27 pontos à Globo. Foi a maior audiência da TV no domingo. O "Fantástico" deu 25.

VERTIGEM Galvão Bueno, que teve problemas com pressão e sinusite dias antes do GP, parecia um tanto "aéreo" na transmissão de domingo. Chegou a confundir imagem de replay com ao vivo. Mas a pérola veio da repórter Mariana Becker, antes da largada: "Louis Hamilton acabou de chegar e posicionou o barco, perdão, o carro...".

BEBEL VIVE Camila Pitanga participará do especial de fim de ano de Roberto Carlos na Globo. O show será gravado em dezembro na Arena Esportiva, na Barra da Tijuca (Rio), estádio que foi construído para o Pan.

SYNCHRONICITY A Globo negocia a transmissão do show da banda The Police, que se apresenta no Rio de Janeiro em dezembro.


Texto Anterior: José Simão: Buemba!Assaltaram o assalto!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.