São Paulo, sábado, 23 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Osesp faz sua terceira turnê pela Europa

Os 12 concertos serão em cidades da Alemanha, Áustria, Espanha e Polônia

Solista convidado, o violoncelista Antonio Meneses se apresenta também em São Paulo, na semana que vem

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sob regência de Yan Pascal Tortelier, a Osesp começa turnê europeia no dia 9/11, em Zagreb, na Croácia.
Até o dia 23/11, quando se apresenta em Madri, a orquestra faz 12 concertos no Velho Continente, incluindo as cidades de Viena, Salzburgo e Innsbruck, na Áustria, Frankfurt, Colônia e Aachen, na Alemanha, Varsóvia e Liubliana, na Polônia, e Murcia, na Espanha.
Trata-se da terceira vez que a Osesp pisa em solo europeu. Nos tempos em que era regida por John Neschling, a orquestra esteve por lá em 2003 e em 2007.
Variando a cada apresentação, o repertório traz obras brasileiras, como os "Choros n. 6", de Villa-Lobos, e a "Alvorada", da ópera "Lo Schiavo", de Carlos Gomes, que contém o toque de trompete que é a chamada de entrada da Sala São Paulo.
Além disso, a Osesp toca especialidades de Tortelier, como a "Segunda Sinfonia" de Rachmaninov e o repertório francês da virada do século 19, incluindo Ravel ("La Valse", "Alborada del Gracioso" e "Rapsódia Espanhola") e Chabrier ("Espanha").
O solista convidado é o violoncelista pernambucano radicado na Suíça Antonio Meneses, 53, que, de quinta a sábado da semana que vem, mostra na Sala São Paulo obras que vai executar na turnê: o primeiro concerto para violoncelo de Chostakóvitch e o concerto de Elgar.
"Já considero tocar com a Osesp um dos pontos altos do meu calendário", diz. "Uma turnê inteira na Europa é algo mais especial ainda e estou muito contente com esse convite, que me deixa muito honrado. O programa é um pouco puxado, mas são três obras maravilhosas do repertório de violoncelo e estou feliz com a escolha."
O violoncelista (que, na Europa, também toca as "Variações sobre um Tema Rococó", de Tchaikovski) aproveita a passagem pelo Brasil para fazer o lançamento de "Antonio Meneses: Arquitetura da Emoção" (Algol Editora, 224 págs., R$ 90), sua biografia, escrita pelos jornalistas João Luiz Sampaio e Luciana Medeiros.
Nela, Meneses conta os pontos mais marcantes de sua trajetória, como a vitória no Concurso Tchaikovski (1982), as gravações com o maestro Herbert von Karajan e a experiência como membro do Beaux Arts Trio. Além do livro, o volume traz um CD no qual ele toca cinco peças solo, sendo acompanhado em três outras obras pelo piano de Luiz Fernando Benedini.
(IRINEU FRANCO PERPETUO)


Texto Anterior: O novo ano da Osesp
Próximo Texto: "Bach é o início e o fim de toda a música", diz regente
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.