São Paulo, quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Elogio à cultura pop

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não há diretor mais representativo da maneira como o gosto atual por cinema se manifesta do que Quentin Tarantino.
Primeiro, é alguém que se deixa reconhecer como autor (deixa sinais de que tal filme "é um Tarantino"). Segundo, porque se legitima pela cultura enciclopédica (há traços nos filmes, mas também na publicidade, dos autores citados em seus filmes).
Mais do que isso, Tarantino é um cineasta da indústria, em que o cinema já não tem pretensão à arte, mas a mero "divertissement". Com efeito, seus filmes fazem o elogio do cinema popular, mas sabe se conectar bem ao público atual de cinema, o dos multiplex.
Tarantino, e basta ver "Kill Bill - Vol. 2" (HBO, 21h), tem em doses convenientes talento, leviandade e senso do negócio.

TV ABERTA

Medo de Amar
Record, 14h.
(Beauty). Inglaterra, 2004. Direção: Ben Bolt. Com Martin Clunes, Sienna Guillory. Tom Fitzhenry é um aristocrata feio que vive recluso em sua mansão. Ele sempre desejou viver uma história de amor, mas temia não ser amado por sua aparência. A situação começa a mudar quando conhece a encantadora Cathy, filha do encanador.

Cinderela às Avessas
Globo, 15h45.
(Maid to Order). EUA, 1987, 92 min. Direção: Amy Jones. Com Ally Sheedy. Após ser rejeitada pelo pai, garota mimada e problemática encontra fada madrinha que se dispõe a colocá-la na linha de maneira que o pai, por fim, volte a aceitá-la.

Infidelidade
Globo, 22h.
(Unfaithful). EUA, 2002. Direção: Adrian Lyne. Com Richard Gere, Diane Lane, Olivier Martinez, Chad Lowe. Edward e Connie Sumner vivem uma crise em seu casamento. Connie esta tendo um caso sem que Edward saiba. Quando ele descobre, tem um acesso de fúria e mata o amante de Connie. Este ato faz com que surja entre os dois uma paixão que nunca havia existido antes.

Intercine
Globo, 1h55.
"Cidade dos Vampiros" (2001, de Michael Oblowitz, com Adrial Paul) e "Meu Marido, Meu Assassino" (Austrália, 2001, de Peter Andrikidis, com Colin Friels) são os dois inéditos que disputam uma vaguinha na quarta.

Por que o Amor Enlouquece?
SBT, 2h50.
(Why Do Fools Fall in Love). EUA,1998, 115 min. Direção: Gregory Nava. Com Halle Berry, Vivica Fox, Paul Mazursky. Cantor de sucesso morre e deixa três viúvas (supostas, claro), cada qual se julgando com direito à herança do cara. Só para São Paulo.

Um Dia a Casa Cai
Globo, 3h35.
(The Money Pit). EUA, 1986, 91 min. Direção: Richard Benjamin. Com Tom Hanks, Shelley Long. Casal yuppie (Hanks e Long) consegue comprar a casa de seus sonhos. Ou quase isso, já que precisa de alguns reparos. Logo eles verão o sonho se transformar em pesadelo. Premissa muito simples de comédia que se apóia em bom elenco. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Socorro! Saiu a Daslu para quengas!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.