São Paulo, sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

João Sal/Folha Imagem
SELEÇÃO O jogador Kaká vai a um dos camarotes do estádio do Morumbi, depois da vitória do Brasil no jogo contra o Uruguai, em São Paulo

Enem mostra abismo entre escolas públicas e privadas de São Paulo

O ministro Fernando Haddad, da Educação, divulga hoje os resultados do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, realizado em todo o país. Algumas das principais notícias:

 

Os estudantes do Rio Grande do Sul obtiveram a maior média do país: 56.27.
 

São Paulo ficou em segundo lugar, com média 54.25. Em seguida, vieram Minas Gerais (média 54.18) e Espírito Santo (média 54.16). O Rio de Janeiro ficou em sétimo lugar, com média 53.70; o último colocado foi o Tocantins, com 42.77.
 

A diferença de notas entre os alunos das escolas públicas de SP e os que freqüentam as escolas privadas é considerada escandalosa pelos técnicos: os primeiros tiveram média 50.97 nas provas objetivas (que não inclui redação); os que pagam para estudar tiraram 71.60.
 

No Rio Grande do Sul, a diferença é bem menor: os alunos das escolas públicas tiveram média 55.89; os que sempre estudaram em instituições privadas, 63.42;
 

As notas do Rio de Janeiro também mostram uma grande diferença: os estudantes que sempre cursaram escolas públicas tiveram média 54.49; o das particulares, 67.20.

TODOS OS PRÉDIOS
O Ministério da Cultura vai tombar 23 monumentos de Oscar Niemeyer em Brasília, no próximo dia 6 -quase dez dias antes do aniversário de cem anos do arquiteto. O Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), que pediu a ele para selecionar as obras no Distrito Federal, como o Palácio da Alvorada, a praça dos Três Poderes, o Teatro Nacional, entre outros, fará a votação pelo tombamento com um conselho que reúne 21 especialistas da área.

CASAS DE FAMÍLIA
Além dos monumentos de Niemeyer em Brasília, a lista do Iphan inclui a Casa das Canoas, no Rio, onde o arquiteto morou com a família por mais de dez anos. O instituto vai aproveitar a reunião para votar outros dois casos de tombamento: o centro histórico de João Pessoa (PB) e a área de colonização alemã e polonesa de Santa Catarina, que inclui 59 casas.

SÃO PAULO, MEU AMOR
Realizado há 26 anos no Rio, o prêmio Shell de Música vai mudar para SP. A decisão atende pedido de Tom Zé, que quer homenagear a cidade na premiação, marcada para o dia 27.

PALMEIRAS 1
José Serra teve consultoria especializada no jogo da seleção contra o Uruguai, anteontem, no Morumbi: a vereadora Soninha (PPS-SP), comentarista de futebol, que assistiu à parte do segundo tempo ao lado do governador. "É muito divertido ver jogo com o Serra. Ele fica me perguntando: "comenta aí, Soninha, por que "tá" ruim?"

PALMEIRAS 2
Serra e Soninha têm uma paixão comum: o Palmeiras. "Se eu não fosse palmeirense, acho que a gente não teria essa aproximação. Já fomos algumas vezes ao Parque Antarctica. Putz, ele adora". Ela diz que um dos jogos foi contra o Inter. "Ele se gabava de nunca ter visto o Palmeiras perder no Parque Antarctica. Aí, contra o Inter, em 2006, ele perdeu. O Serra ficou arrasado."

CALENDÁRIO MALA
Maria Christina Mendes Caldeira, ex-mulher de Valdemar Costa Neto, o presidente do PL envolvido no escândalo do mensalão, marcou a estréia de sua peça "A Mala da Ex-Mulher" para agosto de 2008. Quer que o espetáculo seja lançado próximo à data das eleições.

FEITO EM CASA
Recuperada de uma queda de um cavalo, Ana Teixeira, mulher de Ricardo Teixeira, da CBF, foi ao estádio ver o jogo do Brasil com modelo customizado pela mãe: uma camisa de renda marfim Dolce & Gabbana com aplicação do logotipo da campanha Copa 2014 nas costas. "Achei esse terninho Armani preto aberto nas costas e quis mostrar o símbolo", disse Ana.

E GALVÃO ERROU...
E Galvão Bueno previu à coluna que seriam quatro os vaiados no Morumbi: Dunga, Julio Cesar, Wagner Love -e ele próprio, Galvão. "Isso é certeza!", disse. Até que não foi tanto: antes do jogo, torcedores das arquibancadas ensaiaram um "Ei, Galvão, vai tomar no c...!". Mas o refrão logo foi abafado pelas vaias dirigidas a Dunga.

NO PASARÁN
Previsão do senador José Sarney (PMDB-AC): "A entrada da Venezuela será facilmente aprovada na Câmara dos Deputados". Já no Senado, a história será bem outra. Além de o governo não ter lá folgada maioria, até senadores da base de Lula têm "horror" a Hugo Chávez.

CURTO-CIRCUITO

CRISTIANA ARCANGELI recebe convidados do festival de cinema italiano hoje, a partir das 20h, em sua casa, nos Jardins.
AS CENÓGRAFAS Chris e Carol Ayrosa decoram a festa do clube Milan, que comemora a Champions League, hoje, na Itália.
REPERTÓRIO SERTANEJO é o que a cantora Nathália, vencedora do "Country Star", vai apresentar hoje o Villa Country.
O GRUPO PAU BRASIL toca hoje com Leila Pinheiro e Sérgio Santos, a partir das 20h30, no Memorial da América Latina.
A COLEÇÃO MODA PRAIA de alto verão da Acquadelic vai ser lançada hoje, a partir das 10h, na loja da Vila Olímpia.

Texto Anterior: Análise: Obra de Béjart virou emblema de inovação no século 20
Próximo Texto: Thiago Ney: Procura-se um artista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.