São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA MÚSICA ERUDITA

Klein faz pré-estreia irregular com a Sinfônica Municipal

Novo regente titular peca ao executar repertório desafiador com poucas cordas

SIDNEY MOLINA
CRÍTICO DA FOLHA

Foi apenas a pré-estreia de Alex Klein com a Orquestra Sinfônica Municipal, já que o Teatro Municipal começa o ano de seu centenário ainda com as portas fechadas.
Como parte da nova série "Municipops", a orquestra apresentou obras de compositores russos no sábado à noite na Sala Olido.
A ideia do novo regente titular de buscar ampliar público através de repertórios mais leves, enquanto sacode a poeira da orquestra -que passou por grave crise no ano passado-, até que faz sentido. O resultado geral desta primeira experiência foi, entretanto, irregular.
O programa mostrou basicamente aberturas sinfônicas de Tchaikovski (1840-1893), Mussorgski (1839-1881) e Rimsky-Korsakov (1844-1908), além de um movimento de concerto de Prokofiev (1891-1953) -o melhor momento, com ótimo solo de violino do jovem Rodrigo Monteiro.

POUCAS CORDAS
Apesar de bem conhecido dos músicos de orquestra, o repertório não é de execução simples, sobretudo por conta dos efeitos timbrísticos que propõe.
Um exemplo pode ser extraído de "A Grande Páscoa Russa", de Rimsky-Korsakov: para ampliar o pouco volume de um tutti das cordas com todos os instrumentos em pizzicato (tocados sem arco), o compositor reforça sutilmente a textura com harpa, flauta e clarinete, o que demanda uma equalização perfeita.
Nem sempre efeitos como esse funcionaram, mas mais grave do que isso foi o fato de a orquestra ter se apresentado com um número proporcionalmente pequeno de cordas -como somente quatro violoncelos-, muito pouco para as necessidades desse programa.
Alex Klein é um músico fora de série e tem tudo para ajudar a Sinfônica Municipal a dar a volta por cima.
Mas não depende somente dele: antes, o Teatro Municipal -que ainda não divulgou a programação de sua temporada 2011- precisa se transformar em um lugar para o qual todo dia seja dia de Virada Cultural.



MUNICIPOPS
AVALIAÇÃO regular




Texto Anterior: Livro enxerga arte na esfera do entretenimento
Próximo Texto: Teatro: "Aborígene em Metrópolis" ganha leitura dramática hoje na Folha
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.