São Paulo, domingo, 24 de fevereiro de 2008

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A nova Hollywood

Em sua 80ª edição, que acontece hoje, Oscar consolida processo de renovação, privilegiando o talento de diretores como os irmãos Coen, Paul Thomas Anderson e Jason Reitman

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

Se é verdade que os "velhinhos" controlam a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, como ainda se costuma dizer em relação às preferências de seus 6.000 integrantes, então já não se fazem mais "velhinhos" como antigamente.
Nos anos 70, eles preferiam "Golpe de Mestre" (1973) e "Rocky" (1976), mas também "O Poderoso Chefão" (1972) e "Um Estranho no Ninho" (1975). Na década de 80, consagraram "Gente como a Gente" (1980), "Gandhi" (1983), "Laços de Ternura" (1984) e "Entre Dois Amores" (1986), ainda que sobrasse também para "O Último Imperador" (1987). "Dança com Lobos" (1990), "A Lista de Schindler" (1993), "Forrest Gump - O Contador de Histórias" (1994) e "Titanic" (1997) estão entre as preferências dos anos 90, junto a "O Silêncio dos Inocentes" (1991) e "Os Imperdoáveis" (1992).
No século 21, a troca de guarda em Hollywood se expressa em dois movimentos distintos. O primeiro, característico da Academia, é a reverência aos velhinhos de verdade, jovens rebeldes de ontem transformados em mestres da geração que tomou o poder, como Clint Eastwood ("Menina de Ouro", 2005) e Martin Scorsese ("Os Infiltrados", 2007).
O segundo, que privilegia de forma corporativa o reconhecimento ao talento de representantes da nova ordem, como Peter Jackson ("O Senhor dos Anéis", 2004) e Paul Haggis ("Crash", 2006), pauta a 80ª cerimônia de entrega do prêmio, realizada hoje, em Los Angeles.

A vez dos Coen
Se as previsões da imprensa norte-americana se confirmarem, os principais vencedores da noite serão os irmãos Joel, 53, e Ethan Coen, 50, que devem receber os prêmios de melhor filme (eles são os produtores), direção e roteiro adaptado por "Onde os Fracos Não Têm Vez", policial com ambientação de faroeste que, em tempos de outros velhinhos, poderia aspirar somente a indicações secundárias -e olhe lá.
A festa dos cinqüentões deverá incluir o inglês Daniel Day-Lewis, 50, favorito ao Oscar de melhor ator por "Sangue Negro", de Paul Thomas Anderson, 37, que disputa o Oscar de direção e roteiro adaptado em status semelhante ao dos irmãos Coen à época de "Fargo" (1996): ele é o jovem talento cujo dia ainda chegará. Até pouco tempo atrás visto como representante da novíssima geração, Anderson já começou a parecer "velhinho", ao menos neste ano, em que o lugar da nova turma da cidade é ocupado pelos realizadores de "Juno": o diretor Jason Reitman, 30, a atriz Ellen Page, 21, e a roteirista Diablo Cody, 29.
O processo de renovação já havia sido notado dois anos atrás, quando "Crash" disputou o Oscar de melhor filme com outros colegas do cenário independente, ligados aos grandes estúdios, mas à margem deles: "O Segredo de Brokeback Mountain" (história de amor gay), "Capote" (drama sobre um jornalista gay que se envolve com um assassino) e "Boa Noite e Boa Sorte" (apologia liberal da independência jornalística contra os poderosos).

Oscar dos independentes
Neste ano, ao menos quatro concorrentes na principal categoria pertencem ao mesmo espectro: "Onde os Fracos Não Têm Vez" (produzido pela Paramount Vantage e pela Miramax, entre outras), "Sangue Negro" (idem), "Juno" (Fox Searchlight e outras duas produtoras menores) e "Conduta de Risco" (produzido por George Clooney, Steven Soderbergh, Anthony Minghella e Sydney Pollack, entre outros).
Apenas "Desejo e Reparação" (produzido pela britânica Working Title e pela francesa Studio Canal) tem um modelo de produção que lembra o dos dramas de reconstituição histórica bem-sucedidos em outras ocasiões. O Oscar, ao completar 80 anos, não traduz apenas uma nova troca de guarda em Hollywood. Ele aponta também para uma outra forma de realizar filmes em que autonomia, inventividade e alguma ousadia possam renovar o cinema como negócio no limiar de uma revolução tecnológica que, para muitos, provocará o seu fim, tal como o conhecemos.

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