São Paulo, domingo, 24 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

França tem boa presença na festa dos EUA

CRÍTICO DA FOLHA

Se no ano passado o México triunfou no Oscar, garantindo 12 indicações e quatro prêmios com "Babel", "O Labirinto do Fauno" e "Filhos da Esperança", na cerimônia de hoje, se há uma cinematografia não-americana em destaque, ela é a francesa.
São, ao todo, sete indicações para produções da França: três para "Piaf -Um Hino ao Amor", uma para a animação "Persépolis" e outras três para o drama "O Escafandro e a Borboleta" (já descontando, nesse último caso, a quarta indicação do filme, que foi para o diretor americano Julian Schnabel).
A presença de estrangeiros entre os indicados ao Oscar não chega a ser novidade. Mas é fato que, com a globalização das produções e o crescimento da importância do mercado estrangeiro para Hollywood, a freqüência de indicados de outros países tem sido cada vez maior.
Esse ano, por exemplo, alguns favoritos nas categorias principais não são americanos. É bem provável que o inglês Daniel Day-Lewis leve seu segundo Oscar como melhor ator por seu desempenho em "Sangue Negro". O espanhol Javier Bardem ("Onde os Fracos Não Têm Vez") também é apontado como provável vitorioso na categoria de melhor ator coadjuvante.
Entre as candidatas a melhor atriz, a disputa está entre a britânica nascida na Índia Julie Christie (por "Longe Dela") e a francesa Marion Cotillard, pela sua atuação em "Piaf - Um Hino ao Amor". A australiana Cate Blanchett concorre duas vezes -uma como melhor atriz, por "Elizabeth - A Era de Ouro", e outra como coadjuvante, por "Não Estou Lá", em que é apontada como favorita.
Se forem contados os vizinhos canadenses, o índice de estrangeiros cresce ainda mais com as indicações de Ellen Page (na categoria melhor atriz, por "Juno"), Sarah Polley (indicada em melhor roteiro original, por "Longe Dela") e Jason Reitman (melhor diretor, por "Juno").
Além de Bardem, a Espanha tem outro representante na categoria de melhor trilha sonora original, que inclui entre seus concorrentes Alberto Iglesias, por "O Caçador de Pipas". (PB)


Texto Anterior: Teatralidade de Day-Lewis pode render 2º prêmio
Próximo Texto: Análise: Só "Juno" pode salvar uma premiação sem graça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.