São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Festival de jazz traz show de Wayne Shorter em junho

Além do saxofonista, cantora Sharon Jones e mais oito atrações estarão no BMW Jazz Festival, em São Paulo

Concepção e curadoria são da mesma equipe do Free Jazz, que acabou há dez anos; evento terá versão pocket no Rio

MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

Dez anos depois da última edição do Free Jazz, a empresária carioca Monique Gardenberg volta a dirigir um festival dedicado ao gênero.
Acomodado no Auditório Ibirapuera, entre 10 e 12 de junho, o BMW Jazz Festival vai contar com dez atrações, nacionais e internacionais, espalhadas em três noites.
O empreendimento foi totalmente patrocinado pela empresa automobilística.
Entre os destaques da programação, está a cantora black americana Sharon Jones, que comparece com sua banda The Dap-Kings -mais conhecida por ter acompanhado Amy Winehouse em um bom número de faixas do álbum "Back to Black".
Outra atração importante é o saxofonista americano Wayne Shorter, um dos homens de confiança das bandas de Miles Davis (1926-1991), figura de estreitos laços com a música brasileira.
Na mesma noite, dedicada especificamente aos saxofonistas, se apresentam também os americanos Joshua Redman e Billy Harper.
Miles Davis vai ser homenageado no festival pelo contrabaixista americano Marcus Milles, que vai tocar, faixa por faixa, todo o clássico álbum "Tutu" (1986), do mestre do jazz.
Representando o Brasil, o saxofonista baiano Letieres Leite faz concerto com sua big band, a Orkestra Rumpilezz, na noite dedicada à música de raiz africana.
É nesse contexto que se encaixa a grupo Madison Bumblebees of Winnsboro, da Carolina do Norte (EUA), que usa trombones como instrumentos principais.
"Eles são uma das grandes descobertas do festival", diz Monique. "Eles nem têm passaporte, estamos com despachantes contratados só para cuidar deles."
Fecham a programação os italianos da Funk Off Brass Band, de sopro e percussão, o contrabaixista francês Renaud Garcia-Fons e o pianista norueguês Tod Gustavsen.
Ainda não foram definidas as datas em que cada artista se apresenta.
A curadoria ficou, mais uma vez, aos cuidados do jornalista Zuza Homem de Mello, que encabeçou o time em todas as edições do Free Jazz e, posteriormente, do também finado Tim Festival.
Além de Zuza, estão na equipe os produtores musicais Zé Nogueira e Pedrinho Albuquerque.
Uma edição "pocket" acontece também no Rio. Para a versão carioca estão confirmados, por enquanto, apenas Sharon Jones e Joshua Redman.


Texto Anterior: Música: Foo Fighters lança na rede single do novo CD
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.