UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O Rei Arthur Conquista a América
Record, 14h.
 
(Arthur's Quest). EUA, 99, 87 min. Direção: Neil Mandt. Com Arye Gross, Alexandra Paul. O rei Arthur é transportado ainda menino à América dos dias atuais pelo mago Merlin, onde cresce e se esquece, por um tempo, de quem realmente é. Obscuro.

Orca - A Baleia Assassina
Globo, 16h.
 
(Orca). EUA, 77, 89 min. Direção: Michael Anderson. Com Richard Harris, Charlotte Rampling. Baleia orca cuja fêmea foi morta por um caçador procura-o pelos sete mares por motivo de vingança. Não dá.

Flubber - Uma Invenção Desmiolada
SBT, 16h15.
 
(Flubber). EUA, 97, 93 min. Direção: Les Mayfield. Com Robin Williams, Marcia Gay Harden. Cientista aloprado cria flubber, uma substância energética capaz de fazer coisas e objetos voarem e com o qual pretende salvar sua velha faculdade e sua amada Sarah (Harden) da falência. Mas existe ainda um cientista rival, disposto a roubar a revolucionária fórmula. Baseado na comédia "O Fantástico Super-Homem", que Robert Stevenson dirigiu em 1961 para Disney.

Robocop 3
Record, 21h.
 
EUA, 93, 104 min. Direção: Fred Dekker. Com Robert Burke, Nancy Allen. Corporação continua tentando dominar Detroit e adjacências de forma totalitária. Robocop ressurge para defender a justiça. O princípio é o mesmo do filme original (que é forte, combate as corporações). Mas ficamos por aí.

Experiência 2 - A Mutação
Globo, 22h10.
 
(Species 2). EUA, 98, 93 min. Direção: Peter Medak. Com Michael Madsen, Natasha Henstridge. Um dos astronautas da primeira nave tripulada a Marte é contaminado por DNA de alien, o que o faz, entre outras, ao voltar, ficar obcecado com mulher que já tem o DNA misto. Metáfora dos perigos da mestiçagem? Ficção científica com referências desanimadoras. Inédito.

Casamento do Barulho
Bandeirantes, 22h15.
  
(Wedding Day Blues). EUA, 88, 95 min. Direção: Paul Lynch. Com Barbara Billingsley, Eileen Brennan. Às vésperas do casamento, par de noivos enfrenta todos os obstáculos característicos de uma comédia desse gênero.

Intercine
Globo, 2h05.

As opções de hoje são o drama "Acusados" (88, de Jonathan Kaplan, com Kelly McGillis, Jodie Foster) e o terror "A Maldição dos Mortos-Vivos" (87, de Wes Craven, com Bill Pullman, Cathy Tyson). (IA)

A justiça de Otto Preminger

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Nos tribunais se faz justiça. Nos filmes de tribunal celebra-se a justiça, todo o duelo entre advogados, o vaivém de testemunhas representando a busca e, normalmente, o encontro da verdade. O tribunal é uma instância quase sagrada da democracia, e os filmes a respeito, sua celebração não desprovida de pompa.
Mas será que a verdade existe? E, se existe, será que se mostra assim tão facilmente? Essas as questões que Otto Preminger coloca em "Anatomia de um Crime" (Cinemax Prime, 14h30) de uma forma que se pode chamar de cínica ou desencantada, pouco importa.
O fato é que, além disso, Preminger tem muito talento, de maneira que à batalha para demonstrar que o presumível culpado não seria tão culpado assim não falta encanto, humor ou ação.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.