São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

André Schiliró
IVETE NA MEDIDA "Fiz tantos abdominais hoje que, depois, fui falar ao telefone e não conseguia nem dar risada", disse Ivete Sangalo antes da sessão de fotos que fez para a revista "Boa Forma", da qual será capa em abril; aos 35 anos, 66 kg e 1,75 m, a cantora diz que, nos últimos seis meses, está numa dieta rigorosa e que tem malhado seis vezes por semana -tanto que não viaja mais sem seu personal trainer, Lucas Oliveira

Ás de ouro
Os advogados do ex-banqueiro Salvatore Cacciola já têm pronto recurso para apresentar ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo, caso a Justiça de Mônaco decida autorizar sua extradição para o Brasil. E, caso ela seja negada, devem abrir ação de indenização "bilionária" contra o governo brasileiro.

COPAS
Os advogados brasileiros de Cacciola ficaram impressionados com o tratamento gentil que receberam na prisão do ex-banqueiro, a Maison d'Arrêt, que fica no centro histórico de Mônaco. "Fumante ou não fumante?", perguntaram os carcereiros antes de providenciarem uma sala para que Carlos e Guilherme Eluf se encontrassem com o cliente.

CONTA BANCÁRIA
O banqueiro usa sempre um moletom azul-marinho, camiseta branca "de boa qualidade", tênis e meia esportiva. Tem acesso a biblioteca, sala de fisioterapia e ginástica. Seu quarto tem banheiro próprio e frigobar. Pode comprar revistas e jornais de qualquer parte do mundo, além de encomendar refeições em bons restaurantes -o que Cacciola não faz com freqüência já que, como descreveu aos advogados, a comida da Maison d'Arrêt é melhor que a dos melhores restaurantes de SP. As despesas são descontadas de conta bancária aberta em seu nome. "O preso é tratado com dignidade", diz Eluf.

REFORMA DA REFORMA
Um grupo de empresários que se beneficia de incentivos fiscais estuda propostas à reforma tributária que mantenham os benefícios. Um dos líderes do "movimento" é Josué Gomes, da Coteminas e filho do vice-presidente José Alencar.

PERIFERIA
Uma das alternativas que podem ser apresentadas pelo grupo aos deputados é a criação de um fundo que dê créditos às empresas incentivadas, com a condição de que estejam instaladas em Estados "periféricos". Hoje qualquer Estado pode dar incentivo a qualquer indústria, desde que seja aprovado no Confaz, conselho que reúne secretários estaduais de Fazenda.

ALCKMIN EM TERCEIRO
Os apoiadores do prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP) à reeleição em SP afirmam que, pensando bem, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) pode até ter razão ao dizer que não tem sentido o primeiro colocado dar lugar ao terceiro: na pesquisa espontânea do Datafolha, Alckmin aparece em... terceiro. Ele é lembrado por 6% dos eleitores; Marta Suplicy fica em segundo, com 10%; e Kassab em primeiro, com 11%.

FERIADINHO, NÃO
A Igreja pode pedir, nas pregações e homilias, que os fiéis repudiem o comercial exibido pela Brahma na Semana Santa. No filme, Zeca Pagodinho e dois atores comemoravam a existência de "um feriadinho" na sexta-feira, descrito pelo sambista como "dia da amnésia, dia do "brahmeiro" [o consumidor da cerveja] esquecer o chefe." "A Igreja respeita a liberdade de expressão, mas espera respeito às coisas sagradas", diz o padre Silvio Andrei, do vicariato da comunicação da arquidiocese de São Paulo.

PARIS
De João Pedro Stedile, líder do MST, que afirmou que as ações do movimento contra a Vale continuarão, apesar de a empresa ter recorrido à Justiça: "Se os problemas sociais de nosso país pudessem ser resolvidos com interditos proibitórios... a burguesia se mudaria para Paris e deixaria apenas para os seus advogados administrarem as contas bancarias".

QUEM DER MAIS
A família da cafetina Andréia Schwartz, apontada como testemunha no escândalo que derrubou o governador de NY, Eliot Spitzer, quer faturar com as entrevistas que ela ainda dará sobre o caso. Elza Dias, mãe da garota, diz ter recebido "várias propostas de jornalistas estrangeiros e brasileiros" por declarações exclusivas. "Tem um advogado me ajudando a analisar [as ofertas]. Ela não vai falar de graça, não!", finaliza.

LEITURA VELOZ
O ator Petrônio Gontijo vai apresentar um sarau no Museu da Língua Portuguesa, em maio. Lerá poemas do livro "Dentro da Noite Veloz", de Ferreira Gullar.

BOLA DE COURO
Exigências do cantor Rod Stewart para os shows que fará no Rio e em SP, em abril: 48 bolas de futebol em couro; um secador de cabelos e um espelho não fixo de corpo inteiro.

CURTO-CIRCUITO

"UM HOMEM. UM RABINO", autobiografia de Henry Sobel, será lançada amanhã, na livraria Cultura do Conjunto Nacional.
AMANHÃ, o livro "Índia - Da Miséria à Potência", de Patrícia Campos Mello, será lançado na Livraria da Vila dos Jardins.
O ARTISTA PLÁSTICO Rubem Duailibi recebe convidados para vernissage de sua exposição individual "SuperPopArt", hoje, na ProArte Galeria, a partir das 19h30.
AS CANTORAS Dona Inah e Tereza Gama apresentam o show "Salve, Salve! Eterna Clementina", em homenagem à sambista Clementina de Jesus, hoje, às 19h, no Sesc Carmo.
A ESTILISTA ISABELA CAPETO apresenta hoje sua coleção outono-inverno na loja da rua da Consolação, nos Jardins.


com AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Saiba mais: Filho do cantor diz que história está "incompleta"
Próximo Texto: Crítica/teatro/"Mãe Coragem e Seus Filhos": Montagem de Brecht pelo Armazém cria distanciamento sutil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.