São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OPINIÃO

Talento para manipular a mídia era diferencial da estrela

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Nunca houve uma estrela de cinema como Liz Taylor. Sua vida foi um melodrama maior e mais sensacional que os filmes que protagonizou.
Taylor foi o mais perfeito produto do "star system" hollywoodiano. Talentosa, gostava e sabia manipular a mídia e a opinião pública. Por décadas, foi a rainha de tabloides e revistas de fofoca.
Sua carreira deslanchou após a Segunda Guerra, época em que a "cultura jovem" começou a dominar a sociedade americana. Taylor surgiu com o rock and roll, James Dean e Marlon Brando.
Sua vida, curiosamente, tem muita semelhança com a saga de outro ícone da cultura pop, Michael Jackson.
Ambos foram crianças-prodígio e filhos de pais ambiciosos. Gênios precoces, passaram infância e adolescência em estúdios de cinema e de gravação.
Depois, Taylor e Jacko sofreram graves problemas com drogas, passaram por depressões profundas e tiveram as vidas pessoais devassadas pela mídia.
Não é à toa que se tornaram grandes amigos.
Mas Liz tem uma característica que a diferenciou das estrelas da época: o talento para manipular a mídia.
Ela entendeu, desde cedo, o fascínio que exercia sobre a opinião pública. Fez amizade com colunistas de fofoca e sabia criar material para tabloides sensacionalistas.
Muitos creditam a Taylor o início da fascinação do Ocidente pelas celebridades.
Seus romances eram um prato cheio para a mídia. Quando seu terceiro marido, Michael Todd, 23 anos mais velho que ela, morreu, Liz foi consolada por um amigo dele, o cantor Eddie Fisher, que largou esposa e filhos para se casar com ela.
Depois, ela abandonou Fisher para ficar com Richard Burton, que também era casado. Mais um banquete para os tabloides. Foi um verdadeiro reality show.
Um dos biógrafos de Taylor, William J. Mann, resumiu tudo numa frase: "Elizabeth Taylor sabia ser famosa".


Texto Anterior: Opinião/Elizabeth Taylor: Fama e beleza escondiam grande atriz
Próximo Texto: SP Cia. de Dança mescla estilos em estreia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.