São Paulo, terça-feira, 24 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

D.O.M., de Alex Atala, é o 38º entre os 50 melhores

JOSIMAR MELO
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil entra na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, com a presença do paulistano D.O.M., do chef Alex Atala, no resultado da enquete realizada com 650 experts do mundo todo pela revista inglesa "Restaurant Magazine".
Depois de ter sido o lanterninha no levantamento de 2006, Atala teve um considerável upgrade: seu restaurante ficou em 38º lugar, à frente de blockbusters como os franceses Arpège (do chef Alain Passard, 43º) e Paul Bocuse (49º).
"Uau! Tinha esperança de subir um pouco, mas não imaginava subir tanto; é a sedimentação de um trabalho. Por outro lado, vem ainda mais responsabilidade...", dizia um emocionado Atala, que veio a Londres para a entrega do prêmio.
Já na linha de frente, não houve surpresas: a trinca de ganhadores continua a mesma do ano passado: em primeiro lugar, El Bulli, do revolucionário chef catalão Ferran Adrià; em segundo, o inglês Heston Blumenthal; em terceiro, o francês Pierre Gagnaire, do restaurante homônimo em Paris. Os franceses ficaram com a maioria das indicações: 13. Os EUA ganharam oito. O Reino Unido, com sete, ficou à frente da Espanha, com seis.
A premiação foi anunciada ontem à noite, no Museu da Ciência de Londres.
Fui vítima de assédio explícito ao esbarrar no almoço com uma mesa de espanhóis (sabiam que, como membro do comitê organizador do prêmio, eu teria notícias frescas) -Juan Mari Arzak (10º), Adrià (o vencedor) e Andoni Aduriz (sétimo). Só falei agora, por escrito.


Leia a lista

Texto Anterior: Literatura: Noemi Jaffe comanda oficina za Escola São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.