São Paulo, quinta-feira, 24 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Procuramos fazer um filme sem tiros"

Walter Salles e Daniela Thomas dizem que "Linha de Passe", que disputa a Palma de Ouro, é "longa diferente sobre a periferia"

Brasil participa ainda da mostra Um Certo Olhar, com a estréia na direção do ator Matheus Nachtergaele, "A Festa da Menina Morta" SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

O longa "Linha de Passe", nova parceria entre os cineastas Walter Salles e Daniela Thomas ("Terra Estrangeira", "O Primeiro Dia"), disputará a Palma de Ouro no 68º Festival de Cannes (14/5 a 25/ 5).
"Linha de Passe" é protagonizado por Vinicius de Oliveira, o garoto Josué de "Central do Brasil", com o qual Salles venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 1998.
Desta vez, Oliveira interpreta um jovem da periferia paulistana que aposta em seu talento no futebol para ascender social e economicamente.
"Procuramos fazer um filme diferente sobre a periferia de uma cidade brasileira. Um filme sobre quatro irmãos, uma fratria possível. Sem tiros, sem tráfico de drogas. Se há violência, ela é, sobretudo, interiorizada", afirmam os cineastas.

Olhar original
Salles diz ainda que a ambição da equipe foi realizar "um filme sobre personagens que tenham tridimensionalidade, conflitos e, mais importante, um olhar original sobre o mundo com o qual se defrontam".
Ao lado de "Linha de Passe", o festival anunciou outros 18 filmes na disputa. O único estreante em longas na lista é o roteirista Charlie Kaufman ("Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças"), que dirige "Synecdoche, New York".
Competem aguardadas novas produções de importantes cineastas da Europa (Jean-Pierre e Luc Dardenne, Wim Wenders, Nuri Bilge Ceylan), da Ásia (Jia Zhang-ke), dos EUA (Clint Eastwood, Steven Soderbergh) e da América Latina (Lucrecia Martel e Pablo Trapero, cujo filme, "Leonera", é co-produzido pela Videofilmes, dos irmãos Walter e João Moreira Salles). (Veja a lista completa no quadro ao lado.)
Salles diz que nessa seleção há autores pelos quais tem "imensa admiração", citando Zhang-ke, Ceylan, Wenders e Phillipe Garrel, "sem falar num mestre como Clint Eastwood".
Filmado em 2007, "Linha de Passe" está na etapa de finalização técnica. "Se fosse correr num ritmo normal, o filme ficaria pronto por volta do dia 10/6. Estamos estudando como acelerar o processo", diz Salles.
Outros filmes do Brasil foram selecionados pelo Festival de Cannes. Com sua estréia na direção, "A Festa da Menina Morta", o ator Matheus Nachtergaele compete na mostra Um Certo Olhar.
"A menina vai nascer no lugar certo. Estou meio bobão [com o anúncio]. É tanta luta. Eu e a produtora Vânia Catani, da Bananeira Filmes, temos trabalhado com pouca grana, com amor e agora esse presente", disse Nachtergaele.
Filmado na Amazônia e estrelado pelo ator Daniel Oliveira, "A Festa da Menina Morta" gira em torno de um ritual de morte e vida. O curta "O Som e o Resto", de André Lavaquial, participa da mostra Cinéfondation, dedicada a filmes de estudantes de cinema.
O brasileiro radicado nos EUA Antonio Campos, ex-vencedor da Cinéfondation, competirá com Nachtergaele.
"Afterschool" (depois da escola), primeiro longa de Campos, é sobre "como um garoto e a escola em que ele estuda lidam com uma tragédia que aconteceu na escola e da qual ele é testemunha", diz ele.
O ator norte-americano Sean Penn preside o júri da competição de Cannes, que conta com os atores Sergio Castellitto (Itália), Natalie Portman (Israel/EUA) e Alexandra Maria Lara (Alemanha), e os cineastas Apichatpong Weerasethakul (Tailândia) e Rachid Bouchareb (França).
O júri da mostra Um Certo Olhar é presidido pelo cineasta alemão Fatih Akin ("Contra a Parede", "Do Outro Lado"), e o da Cinéfondation, pelo diretor taiwanês Hou Hsiao Hsien.
A disputa pela Palma de Ouro costuma ter pouco mais de 20 títulos. Em edições anteriores, o Festival de Cannes divulgou a seleção completa em anúncios posteriores à primeira lista.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.