São Paulo, segunda-feira, 24 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Merchandising do Brasil paga 13% de novela

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Primeira produção da Globo exclusiva para o mercado internacional, "Vale Todo" estréia hoje nos Estados Unidos, na rede hispânica Telemundo, com a missão de ser uma vitrine do Brasil.
Só em merchandising avalizado pelo governo federal, a novela deverá receber US$ 1,2 milhão, o equivalente a 13% do custo de seus 150 capítulos (US$ 9,45 milhões). Serão ações que irão divulgar pontos turísticos do país, café e aviões da Embraer. O café nacional também terá merchandising em "Esperança", novela das oito com potencial de exportação.
As produções foram escolhidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior como peças de projeto de divulgação do Brasil no exterior.
Os merchandisings serão pagos por estatais, empresas privadas e entidades de setores da economia. O projeto está sendo elaborado pela agência McCann-Erickson.
O acordo com a TV Globo começou a ser costurado há dois meses, entre o ministro Sérgio Amaral (Desenvolvimento) e João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo.
Em "Vale Todo", versão em espanhol de "Vale Tudo", foi criada uma personagem só para promover o turismo e possibilitar merchandising. Trata-se de Isabel, interpretada pela venezuelana Helena Toledo. Sobrinha de Lucrécia Roitman (Odete no original), ela é mexicana e viaja pelo Brasil pesquisando cultos afro-brasileiros.

OUTRO CANAL

Cantoria 1
A cúpula da Globo decidiu na noite de quinta "estrear" em 6 de julho a segunda edição do "reality show" "Fama". Nesse dia, será conhecido o vencedor da primeira versão do programa. Em seguida, serão apresentados os competidores de "Fama 2".

Cantoria 2
"Fama 2" deverá ter dez concorrentes _e não 12, como no primeiro. Sua final será em 17 de agosto. Continuará no mesmo horário, no final das tardes de sábado, como arma da Globo para combater o "Programa Raul Gil", da Record. Angélica e Toni Garrido continuarão como apresentadores.

Suspense
O contrato de Alberico Souza Cruz, superintendente de jornalismo da Rede TV!, vence no próximo dia 30. Deverá ser renovado, mas com uma cláusula que o extingue, sem multa, caso José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, vá no ano que vem trabalhar no SBT. Se isso ocorrer, Cruz vai junto com Boni.

Filão
Carlos Massa, o Ratinho, inaugura amanhã, em São Paulo, o bar Café no Bule. O apresentador não é sócio do bar, apenas cedeu a marca a um empresário. Se o empreendimento der certo, aí sim Ratinho espera ganhar dinheiro com franquias pelo país afora.


Em nota oficial, a Record afirma que José Luiz Datena volta hoje a apresentar o "Cidade Alerta". Datena queria férias.

E-mail daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Mônica Bergamo(com foto)
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.