São Paulo, sábado, 24 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Buti explora urbanidade em fotografias e gravuras

Artista é tema de mostra na Estação Pinacoteca

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ambientes urbanos retratados em gravuras de metal ou em fotografias são o foco do olhar de Marco Buti, 52, que ganha retrospectiva na Estação Pinacoteca, em mostra aberta hoje para convidados. Buti, gravador experiente, teve escolhidas cerca de cem obras pelo curador Alberto Martins. Gravuras, fotografias e objetos são dispostos fora de ordem cronológica, mas mantendo diálogo entre si. "A montagem privilegiou as relações que os trabalhos têm, que independem da técnica empregada", diz o curador. Logo na entrada da exposição, Martins destaca um trabalho-chave na trajetória de Buti: um bloco negro de gravuras, sem título, de 1990: "Essa obra marca uma nova relação de Buti com a cidade". "Até então, as gravuras de Buti exploravam de modo intenso as relações entre indivíduo e metrópole, mas preservando em seu interior um espaço de salvaguarda do sujeito", escreve Martins em "Ir até Aqui - Gravuras e Fotografias de Marco Buti", livro que a Cosacnaify (R$ 48, 144 págs.) lança na abertura da mostra. Já no grande bloco, não há figuras diminuídas, e sim um maciço negro. "Não há mais garantias", escreve o curador. As misturas entre as linguagens se evidenciam em uma parede que reúne uma série de gravuras em que Buti capta a "invasão" das formas da cidade dentro de sua casa, lado a lado com fotografias onde sombras urbanas parecem espreitar a calmaria de ruas vazias. "Essas formas me acompanham constantemente. Há continuidade nos trabalhos gráficos e nos captados pela câmera", avalia o artista, que começou a fotografar "por acaso" em 1992, "com uma câmera emprestada" durante viagem a Espanha, França e Itália. "Mesas", série de objetos de Buti, é uma produção híbrida. O artista recolheu mesas de bar, fez a gravação sobre o tampo delas, destacando sua interferência, mas preservando as marcas das pessoas que as usaram e do próprio material.
Cartum
Outra mostra que será aberta hoje na Estação Pinacoteca é "Política e Humor na Caricatura de Lan", que reúne 120 desenhos do caricaturista Lan, publicados no "Jornal do Brasil".


IR ATÉ AQUI - GRAVURAS E FOTOGRAFIAS DE MARCO BUTI
Quando:
de ter. a dom., das 10h às 18h; até 27/8
Onde: Estação Pinacoteca (lgo. General Osório, 66, SP, tel. 0/xx/11/3337-0185)
Quanto: R$ 4; entrada franca (sáb.)


Texto Anterior: Exposição faz belo relicário do fotoclubismo brasileiro
Próximo Texto: Mostra exibe a "prata da casa" baiana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.