São Paulo, domingo, 24 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova distribuidora lança filmes independentes

Lume Filmes chega ao mercado com "Felicidade" (1998), de Todd Solondz

"Eraserhead", de David Lynch, e "Down by Law", de Jim Jarmusch, saem até o fim do ano; primeiros títulos pecam por extras fracos

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Joy (alegria) é uma trintona deprimida, perdedora nata.
Allen, solitário rapaz gorducho, prega trotes obscenos na vizinha. Já o psicólogo Bill não consegue conter seus ímpetos pedófilos. Gente estranha, filme esquisito. Eles habitam o universo de "Felicidade" (1998), comédia dramática de humor negro que deixa bem claro qual é o enfoque da nova distribuidora de DVDs, Lume Filmes, que tem o cult de Todd Solondz como carro-chefe.
Ramificação de uma produtora que há dez anos movimenta o circuito alternativo do cinema de São Luís, no Maranhão, a Lume chega para disputar um nicho que tem a Versátil e Imovision como algumas de suas principais concorrentes.
"Nosso foco são filmes contemporâneos com aura cult, que não têm muito espaço no circuito comercial, vencedores de prêmios em festivais, além de clássicos", explica o dono da Lume, Frederico Machado.
Junto com "Felicidade", a primeira leva, de quatro lançamentos, inclui "Reconstrução de um Amor" (2003), filme dinamarquês de Christoffer Boe, vencedor da Caméra D'Or, prêmio que o Festival de Cannes dedica ao melhor longa ficcional de diretor estreante. Ambos já estão nas lojas.
Completam o primeiro pacote "Felizes Juntos" (1997), do celebrado chinês Wong Kar-wai, sobre casal gay que viaja de Hong Kong para Argentina, e "Na Companhia dos Homens" (1997), provocativa comédia de Neil LaBute que foca a guerra dos sexos. Estes dois chegam às lojas no final de julho.
Cada um dos títulos, cujos direitos foram comprados da distribuidora Pandora, chega ao mercado com mil cópias cada um. A principal ressalva é que a fornada inicial inclui extras modestos, restritos a textos com entrevistas e resenhas. Segundo Machado, os futuros lançamentos terão extras mais substanciosos.

Lynch e Jarmusch
A partir de agosto, a previsão é de que a Lume Filmes lance quatro títulos por mês: sempre dois contemporâneos e dois clássicos. No primeiro grupo, estão filmes inéditos no circuito brasileiro, como "Eraserhead" (1977), o primeiro longa-metragem de David Lynch (que deve sair em dezembro), além de "Down by Law" (1986), filme de Jim Jarmusch que causou sensação quando estreou em São Paulo com o título "Daunbailó", também ausente no formato home video (este deve chegar em outubro).
Entre outros destaques, estão "Exótica", de Atom Egoyan; "O Fundo do Coração", de Francis Ford Coppola; "Caravaggio", de Derek Jarman; "Stroszek", de Werner Herzog, "O Anjo Embriagado", de Akira Kurosawa, e "Fatalidade", de George Cukor.

Cinema
A distribuidora pretende ainda lançar filmes inéditos nos cinemas brasileiros, durante a Mostra de SP, em outubro, como "Reprise" (Noruega, 2006), de Joachim Trier; "Offscreen" (Dinamarca, 2006), de Christoffer Boe, e "Euphoria" (Rússia, 2006), de Ivan Vyrypayev. Mais informações: www.lumefilmes.com.br.


FELICIDADE
Direção:
Todd Solondz
Distribuidora: Lume Filmes (R$ 38, em média)


Texto Anterior: Ultimate Fighting foi criado para ser vitrine do jiu-jítsu brasileiro nos EUA
Próximo Texto: Crítica/"The L Word" (1ª e 2ª temporadas): Série sobre lésbicas tem estrutura careta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.