São Paulo, quarta-feira, 24 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livraria da Folha já está na internet

Loja virtual do Grupo Folha entrou no ar nesta semana com a proposta de oferecer informação diferenciada ao leitor

Serviço inclui vitrines, listas de recomendações e um sistema de buscas inovador, para facilitar a localização dos títulos por área


DA REPORTAGEM LOCAL

Uma livraria que, além de funcionar como ponto de venda, oferece ao leitor informação diferenciada sobre o conteúdo disponível. Com esse intuito, entrou no ar nesta semana a Livraria da Folha (www.livraria dafolha.com.br), a loja virtual do Grupo Folha.
"É uma livraria bastante editorializada, feita por uma equipe heterogênea, com formação em tecnologia e varejo, mas também em jornalismo e edição", afirma Ana Busch, diretora-executiva da Folha Online e da Livraria da Folha.
Por seis meses, a equipe navegou por dezenas de livrarias on-line de vários países, buscando as melhores propostas.
Uma inovação está na edição. "Todas as áreas têm suas próprias páginas principais, com vitrines específicas", diz a diretora-executiva. Isso evita que, passado o lançamento, os livros fiquem escondidos, como ocorre nas livrarias tradicionais.
O sistema de buscas também é inédito, elaborado de modo a facilitar a localização do volume dentro de cada área.

Temas relacionados
Na loja virtual, os livros são considerados obras de interesse múltiplo. Assim, uma ficção que tenha relação com geopolítica aparecerá também nesta página, como "ficção relacionada". Um livro de história será indicado também em turismo, para que quem vai viajar possa ficar por dentro de tudo sobre o destino que escolheu.
Além das tradicionais listas de mais vendidos, há listas de recomendações, bibliotecas básicas por assunto -por exemplo, moda, música e investimentos- e compilações por temas. Nos próximos meses, o site deve receber outras ferramentas, como espaço para que os usuários deixem comentários, em sistema semelhante ao utilizado na Folha Online.
"Buscamos melhorar o site todos os dias, com base numa experiência de quatro anos vendendo livros pela internet, mesmo sem a configuração formal de loja", diz Ana Busch.
As compras podem ser feitas por meio dos cartões de crédito Visa, MasterCard, American Express e Diners Club International -em breve, será possível pagar também por boleto bancário-, e a entrega é feita em todo o território nacional.


Texto Anterior: Marcelo Coelho: Um brinquedo diabólico
Próximo Texto: Artes plásticas: Gravuras de Ferreira Gullar viram álbum
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.