São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renata Sorrah encarna Lady Macbeth

Com Daniel Dantas, montagem estreia amanhã no Sesc Pinheiros

Sorrah afirma não saber de onde vem inclinação para interpretar personagens com alta carga dramática

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não só por causa de um band-aid no indicador da mão esquerda, Renata Sorrah resvalava na fragilidade de uma Heleninha Roitman, de "Vale Tudo" (1988).
"Fico muito nervosa em entrevistas", disse antes de deixar o camarim para falar com jornalistas sobre "Macbeth", de Shakespeare.
Estavam presentes também o ator Daniel Dantas (que interpreta Macbeth) e o diretor Aderbal Freire-Filho.
Sorrah foi a última a chegar na entrevista, pediu desculpas pelo atraso e gaguejou na primeira pergunta: "Acha que tem um momento certo para uma atriz fazer Lady Macbeth?".
"Não, mas acho que este é o momento exato para mim." Ela tem hoje 63 anos.
A atriz também não acha que Lady Macbeth seja uma representação completa do mal. "Essa personagem não é um monstro. É humana como qualquer outra de Shakespeare", diz, ao descrever a cena em que enfia a mão no peito de um rei prestes a morrer para sentir seu coração.
Em quais pontos é humana, eis a questão proposta pela atriz. E até que ponto não é Lady Macbeth quem induz o marido a cometer atrocidades pelo trono? A resposta vasculha brechas. Sorrah repete, segundo tradução para a peça: "Assexuada seja eu entre as mulheres".
"Em um solilóquio, a personagem confessa que teria matado o rei se não tivesse se lembrado do pai."
Sorrah já fez Medeia e Mary Stuart, e ainda não sabe a razão da inclinação para o trágico. "Por que mulheres neuróticas? Algumas atrizes têm instrumentos para esses papéis", diz, assumindo que quis ir "fundo" mesmo em sua Shirley Valentine.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Governo libera R$ 500 milhões para a construção de cinemas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.