São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro




Falha do Ibope prejudica 37 canais pagos

Uma falha na medição do Ibope de audiência da TV paga está prejudicando desde abril 37 canais e favorecendo outros 24 _entre estes, todos os da Globo, como SporTV, Globo News, Telecines e Multishow. Entre os prejudicados estão Cartoon, Fox, HBO, Nickelodeon, Sony, TNT e Warner.
O erro só foi comunicado aos canais e agências de publicidade em circular no último dia 14, mais de três meses após ter sido detectado. E, apesar de prometer regularizar a medição apenas em 15 de agosto, o Ibope informa que os dados serão considerados oficiais, porque seus clientes assim preferiram.
A falha ocorreu na medição de audiência na Sky, operadora que serve 970 mil domicílios, quase um quarto do total de assinantes de todo o país.
A Sky inseria sinal na freqüência de cada canal que permitia aos medidores do Ibope, instalados em casas assinantes da operadora, identificar qual deles estava sendo sintonizado.
Em abril, segundo a circular, a Sky passou a veicular "diretamente do Brasil" canais que antes eram "transmitidos internacionalmente", deixando de irradiar os códigos que permitiam ao Ibope identificá-los.
Conseqüentemente, os 37 canais não estão tendo computadas suas audiências na Sky. "Assim, suas audiências estão subestimadas e, infelizmente, não há como dimensionar as perdas de cada emissora", admite o Ibope na circular.
Já os demais 24 canais não tiveram seus códigos retirados dos sinais da Sky e não perderam audiência. Os canais prejudicados podem ter perdido posições no ranking do Ibope.
Na circular, a direção do Ibope culpa um supervisor, que não teria comunicado a seus superiores a falha na Sky.
O Ibope diz que já importou da Finlândia um lote de equipamentos que irá acabar com sua dependência dos códigos da Sky. Esses aparelhos devem estar instalados até 15 de agosto.
A Sky contradiz o Ibope. Diz que informou ao instituto, em outubro de 2005, que faria em maio (e não abril) as mudanças que afetaram os 37 canais, e que alertou sobre a necessidade de revisão da medição.

TCHAU, TCHAU 1 O SBT só esperou a Justiça decretar o arquivamento do processo criminal contra Gugu Liberato pela exibição de falsa entrevista com falsos membros do PCC para demitir, na semana passada, Maurício Nunes, ex-diretor do "Domingo Legal".

TCHAU, TCHAU 2 Nunes assumiu o programa na semana anterior à exibição da "entrevista", em setembro de 2003. Estava sem função no SBT desde o início do ano.

NEPOTISMO NA GLOBO Livian Aragão, 5 anos, filha de Renato Aragão, vai cantar no show do "Criança Esperança", que a Globo transmite dia 5.

SEM CONTRATO Márcia Peltier deixou a Record Rio, onde apresentava jornal local, na semana passada.

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.