São Paulo, sábado, 24 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC reencontra Freyre

Responsável pela palestra de abertura da Flip em tributo ao pernambucano, ex-presidente lembra em entrevista à Folha a originalidade e as contradições do colega

Beto Barata - 07.nov.2000/Folhapress
Em 2000, o então presidente FHC fala em frente a foto de Freyre em evento no Planalto

FABIO VICTOR
DE SÃO PAULO

Fernando Henrique Cardoso fez-se sociólogo numa USP hostil à Gilberto Freyre (1900-1987).
A Universidade de São Paulo refutava a romantização da escravidão e o mito da democracial racial. Deplorava a insubmissão acadêmica do autor de "Casa Grande & Senzala" e criticava o seu conservadorismo político, manifesto também no apoio ao golpe de 1964 e nas conexões com o salazarismo.
Baixada a poeira ideológica, a USP passou a valorizar a originalidade das interpretações freyreanas, o que já ocorrerra pelo país e pelo mundo desde os anos 1930.
Em entrevista à Folha, FHC relembra como se deu a revisão, mas pondera que não abandonou a atitude crítica em relação a certas ideias de Freyre. Em 4 de agosto, o ex-presidente faz a conferência de abertura da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que neste ano celebra o pensador pernambucano.
Em alguns círculos, e à boca miúda, a escolha de FHC tem sido contestada, justo pelos reparos do político ao colega mais velho.
"O que pesou na escolha foi o fato de FHC ser um admirador crítico da obra de Freyre", diz a historiadora Maria Lúcia Pallares-Burke, curadora da homenagem.
O diretor de programação da Flip, Flávio Moura, recorda o reconhecimento de FHC a Freyre no artigo "Livros que inventaram o Brasil", de 1993 (revista do Cebrap) e na apresentação à reedição de "Casa Grande & Senzala", em 2003.
"A geração de FHC sempre se mediu com a de Freyre, Sérgio Buarque e Caio Prado Jr. A Flip considerou que a homenagem era bom momento para um balanço."


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Pesquisa factual tornava Freyre muito mais que ensaísta, diz FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.