São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tailândia é o tema do próximo livro da coleção sobre comida

Quarto volume de "Cozinha País a País" chega às bancas neste domingo

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A culinária tailandesa, ainda pouco conhecida no Brasil, é o tema do quarto volume da coleção "Cozinha País a País", que chega às bancas no domingo. Composta por 20 livros de capa dura, a série contempla a culinária de países tão diferentes quanto Espanha e Japão.
Com 62 milhões de habitantes, a Tailândia é o único país do Sudeste Asiático que não foi colonizado pelos europeus. Neste contexto histórico favorável, sua cozinha conseguiu manter por centenas de anos suas principais características. "A última novidade ocorreu no século 17, com a introdução da pimenta pelos portugueses", diz David Zisman, chef do Nam Thai.
Na introdução do livro, são identificados os pilares desta aromática culinária. O arroz é, sem dúvida, o alimento mais importante. O grão é encontrado em duas variedades: glutinoso (parecido com o usado em sushis) e jasmin (mais próximo do basmati indiano).
As massas em fio também fazem parte do cardápio e têm peculiaridades. "Feitas de arroz, não são cozidas, mas amolecidas em água fria. Ao contrário das italianas, que após o cozimento não pegam mais sabor e precisam de molho, as tailandesas levam somente temperos", compara Zisman.
A parte dedicada às receitas começa com o básico: as pastas de curry. Nas versões verde e vermelha, são essenciais ao preparo de diversos pratos. As opções de entradas são muitas e vêm em seguida, como a salada de frango e verduras e o curry verde de batata doce e berinjela. No capítulo dedicado aos peixes, há lulas salteadas, peixe ao molho de coco e camarão com gengibre e manjericão. As carnes mais utilizadas são o frango, o porco e a bovina. Na sobremesa, as frutas tropicais são onipresentes. Laranja, coco, banana, abacaxi e manga emprestam cor e sabor a pudins e compotas.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Festival de Curtas mergulha no passado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.