São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Eu te avisei!", diz Wenders a Salles sobre Hollywood

DA REPORTAGEM LOCAL

Wim Wenders sentiu-se "o homem errado em Hollywood", porque "em Hollywood, eles querem que você entregue o que esperam -um determinado produto, que foi extremamente elaborado", afirmou, ao comentar sua experiência de dirigir nos EUA.
"Quando você é um diretor mais interessado no processo de filmagem e acha que pode melhorar o produto durante o processo, é o homem errado."
Depois de dizer que foi "ingênuo" ao aceitar o convite de Francis Ford Coppola para filmar "Hammett - O Falcão Maltês" (1982) nos Estados Unidos, achando que "faria um filme americano", Wenders virou-se para o diretor brasileiro Walter Salles, que o sabatinava, e disse: "Eu te avisei!".
Salles, que tem entre seus oito longas um título rodado nos EUA -"Água Negra" (2005)-, respondeu: "Você não foi enfático o suficiente!".
Embora tenha tido "experiência difícil" nos EUA, Wenders disse que aprendeu com ela e que é "grato ao Coppola", de quem permaneceu "amigo, de um modo muito estranho".
Filmar em Hollywood, disse Wenders, parecia "o convite perfeito" para alguém que "sempre quis sair de sua própria pátria". Ele afirmou que, com a experiência, percebeu que nunca iria se tornar um diretor americano. "Aprendi a aceitar que eu era um alemão e um diretor alemão", disse.
Ao final da sabatina, Salles presenteou Wenders com o DVD do longa brasileiro "São Paulo S/A" (1965), de Luiz Sérgio Person. "É o primo brasileiro de "Memórias do Subdesenvolvimento" [1968, do cubano Tomás Gutiérrez Alea]. É um primeiro filme [de Person] realmente extraordinário, que toca em temas importantes para você, como a colisão entre o homem e o meio", disse Salles.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: "Um dia, o mundo inteiro vai querer ver seus filmes", afirma diretor a Pedro, 14 que põe vídeos no YouTube
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.