São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS ESSENCIAIS

por Paulo Sergio Duarte

Artur Barrio (Portugal)

"Embora nascido em Portugal, é um artista brasileiro - sua obra já faz parte da história desse país. É um dos maiores desenhistas de sua geração, linguagem que explora em formidáveis instalações sempre associada à escrita. Dessa vez trará uma jangada do Nordeste para a Bienal."

Paulo Bruscky (Brasil)

"É um dos artistas experimentais mais instigantes do Brasil. Durante os anos 70, trabalhando em dupla com Daniel Santiago, empreendeu ou formulou inúmeros projetos audaciosos. Em 1976, publicou no Jornal do Brasil o anúncio de um projeto intitulado "Composição aurorial". O anúncio convidava cientistas para uma parceria: a produção de auroras boreais artificiais. Quase 16 anos depois, em abril de 1992, a NASA comemorava o sucesso de um vôo do shuttle no qual os astronautas, utilizando pistolas de elétrons, haviam produzido auroras boreais artificiais. Bruscky apresentará na Bienal seu ateliê, um formidável arquivo que preserva a memória da arte dos anos 60 e 70, entre outras preciosidades."

Cai Guo Qiang (China)

"Esteve na 23ª Bienal de São Paulo (1996). Tem 47 anos. Trabalha com pirotecnia explorando a pólvora em muitos de seus trabalhos. Esse aspecto de sua obra não é fácil de ser apresentada numa Bienal."

Huang Yong Ping (China)

"Seu Bat Project 2 foi censurado na Trienal de Gouangzhou, na China, em novembro de 2002. A grande instalação ao ar livre tratava do incidente internacional criado quando um EP-3 - avião espião dos EUA se chocou com um caça chinês em março de 2001, matando seu piloto. Entre outros elementos, a instalação de Huang reproduzia, em escala 1:1, a cabine e a asa esquerda do EP-3."

Paulo Sergio Duarte, crítico e professor de história da arte da Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro, é o curador geral da 5ª. Bienal do Mercosul a ser realizada de 30 de setembro a 4 de dezembro de 2005, em Porto Alegre.


Texto Anterior: Artistas
Próximo Texto: Os essenciais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.