São Paulo, quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/livro/"Alair Gomes - A New Sentimental Journey"

Artista lança olhar erótico sobre o clássico

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de se tornar reconhecido internacionalmente a partir de uma exposição na Fundação Cartier, em Paris, em 2001, com fotos de rapazes em Ipanema, no Rio, na década de 70, é novamente a partir da França que se conhece uma nova faceta do trabalho do brasileiro Alair Gomes (1921-1992).
Encerrada no fim de agosto passado, a mostra "A New Sentimental Journey" (uma nova viagem sentimental), na MEP (Maison Européene de la Photographie), em Paris, teve curadoria de Miguel Rio Branco. Foram reunidas fotografias de figuras masculinas em estátuas de museus e monumentos europeus, resultado de uma viagem empreendida em 1983, na qual Gomes registrou um total de 700 imagens.

Acaso
"Encontradas por acaso em arquivos conservados pela irmã, essas obras mostram o apreço que esse fotógrafo apaixonado pela perfeição formal e pela beleza clássica sempre dedicou à escultura greco-romana", afirma Jean-Luc Monterosso, diretor da MEP.
No último dia 12, Monterosso participou de um debate na SP Arte/Foto, onde foi lançado o catálogo da mostra francesa, mas em português. É o primeiro livro significativo de Gomes publicado no país, já que o catálogo da Fundação Cartier, publicado pela Thames & Hudson, não foi editado no Brasil.
A partir do dia 15 de outubro, o Paço Imperial, no Rio, apresenta cerca de cem dessas imagens, até então inéditas no Brasil. Em São Paulo, a mostra será vista em 2010, na galeria Bergamin, onde algumas delas estarão à venda.
A erotização do corpo masculino que marca o trabalho de Gomes com os rapazes de Ipanema, grande parte deles registrados da janela de seu apartamento, a dezenas de metros da praia, recebe o mesmo olhar com as estátuas europeias.
Além das imagens, o fotógrafo escreveu um diário dessa viagem empreendida pela Inglaterra, França, Suíça e Itália intitulado "A New Sentimental Journey", o que levou ao título da exposição.
Alguns trechos desse relato estão incluídos no novo livro: "Bem-aventurado sou eu, por ter tantas vezes adorado a elevação e a manifestação da via sagrada do mundo na carne dos jovens rapazes".


ALAIR GOMES - A NEW SENTIMENTAL JOURNEY

Organizador: Miguel Rio Branco
Editora: Cosac Naify
Quanto: R$ 89 (70 págs.)
Avaliação: bom




Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Contardo Calligaris: O amor entre pais e filhos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.