São Paulo, sábado, 24 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR joselia.aguiar@grupofolha.com.br

O Clube do Milhão

George R. R. Martin, com seu "A Guerra dos Tronos", é o novo membro do Clube do Milhão do Kindle.
"Groucho Marx ia querer entrar", brincou o autor, ao saber na última semana que se juntou ao seleto e rentável time dos que venderam 1 milhão só de e-books pelo aparelhinho da Amazon.
Por aqui, sua série de fantasia "A Guerra dos Tronos", três títulos lançados e dois previstos para 2012, com até 800 páginas cada um, encabeça as listas com 450 mil exemplares vendidos. "Não posso negar que a extensão dos livros nos deixou assustados", conta Pascoal Soto, diretor editorial da Leya. A solução foi encontrar um projeto gráfico que permitisse conforto para a leitura. "Para além dos livros da série, também teremos em breve surpresas para os fãs", anuncia.
Do Clube do Milhão participam, entre outros, Stieg Larsson, de "Millennium" (Companhia das Letras), de suspense noir, e Nora Roberts, da "Trilogia do Círculo" (Bertrand), de suspense romântico. James Patterson, com histórias de detetive (Arqueiro/Sextante), é capa desta edição.

//Além da Taprobana
Um "Dicionário de Camões" começou a ser editado. Será do mesmo porte daquele dedicado a Fernando Pessoa, com mil páginas, já lançado aqui. Chega ao país também a obra de Lidia Jorge, assim como novos títulos do angolano Pepetela. Esses são alguns dos lançamentos mais literários, menos relacionados a best-sellers, que o grupo Leya, no Brasil desde 2009, prepara para 2012.

//Bom dia, tuiterlândia
A estreia não podia ter sido mais desconcertante. A conta no twitter teve de ser @SalmanRushdie1, com o número um no fim, porque um impostor já se apropriara de seu nome. "Quem é você? Por que finge ser eu?, irritou-se o autor de "Os Filhos da Meia Noite". Era o começo.

Depois o escritor britânico de ascendência indiana teve de responder a perguntas sobre sua própria obra feitas por seguidores que duvidavam de sua identidade. Tuitou trechos de um conto. Fez piadas sobre o quanto escrever em 140 caracteres não exigia do cérebro. Logo era seguido por mais de 1.500 fãs, do quadrinista Neil Gaiman à atriz Gwyneth Paltrow.

"O senhor está no Twitter para alguma experiência narrativa?", esta coluna lhe perguntou por e-mail. Sua agente respondeu que ele não falaria sobre o tema. No fechamento desta edição, a conta @SalmanRushdie1 era do Rushdie verdadeiro e tinha mais de 27 mil seguidores. Seu tweet mais recente, o de número 236, dizia: "Good night, twitter land" (boa-noite, tuiterlândia).

//A gata de praia
"The Grand Tour" é o título do volume que vai reunir os diários, cartas e fotografias de Agatha Christie quando empreendeu seu giro pelo mundo em 1922, aos 32 anos. Do Havaí à África do Sul, viajou por lugares aonde chegara o império britânico. Em Honolulu, surfou. Na época, era ainda autora de duas da centena de obras policiais que publicaria até morrer, em 1976. O volume sai pela HarperCollins em abril de 2012.

//Menos é mais?
A expectativa era ultrapassar os 3.000 inscritos no Jabuti. O número foi 2.619, inferior aos 2.867 de 2010. Editoras de menor porte reclamaram do aumento do valor da inscrição e já planejam prêmio só para elas _como registrou esta coluna. O que ocorreu, segundo o curador do Jabuti, José Luiz Godlfarb, é que as editoras foram mais seletivas. Agora só há um vencedor por categoria. "Quem se inscreveu, se inscreveu para ganhar. Não para ficar em terceiro", avalia Goldfarb.

Austen por P.D. James Campeã em paródias, Jane Austen inspira agora uma história de detetive de P.D. James. Darcy e Elizabeth, de "Orgulho e Preconceito", vão aparecer na trama policial casados e com dois filhos em 1803. "Death Comes to Pemberley" sai em dois meses pela Faber, de Londres.

Neil Young Já tem 40 mil palavras o livro de memórias que o roqueiro canadense começou a escrever. Sai em um ano pela Viking no mercado britânico. Young vai contar sua vida e carreira, que tem mais de quatro décadas.

Buenos Aires querido Para os turistas brasileiros que vão à Argentina por causa de livros, sai pela Ateliê no mês que vem o guia "50 Livrarias de Buenos Aires", da jornalista Adriana Marcolini. A tiragem é de mil exemplares.

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/paineldasletras



Texto Anterior: Pequeno Príncipe volta em lições de autoajuda
Próximo Texto: Crítica romance: Trilogia reunida e novo livro atestam qualidade de Roth
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.