UOL


São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Abert vai revisar código de ética na TV

João Miguel Jr./TV Globo
PONTA A diretora Denise Saraceni e a cantora Alcione durante palestra, anteontem, sobre orixás e mitologia para o elenco de "Da Cor do Pecado", próxima novela das sete da Globo; Alcione cantou

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV) vai retomar as negociações com suas cerca de 200 afiliadas para a adoção de um código de ética comum a todos os canais abertos.
A informação foi transmitida a deputados federais por Evandro Guimarães, executivo da Globo e consultor da Abert.
A Abert tem um código de ética desde 1993, mas o documento deixou de ser considerado pela entidade em 1998. O manual elencava quais conteúdos eram considerados apropriados para determinados horários. A rigor, nunca funcionou, porque só previa como punição advertência sigilosa, divulgação de campanhas educativas e a expulsão da emissora infratora da Abert.
No encontro com os deputados, no início do mês, Evandro Guimarães defendeu a adoção de normas e punições mais rígidas.
A discussão de um novo código está na agenda da Abert, mas até agora nenhuma iniciativa, como convocação para reuniões ou seminários, foi tomada.
A revisão e reativação do código é assunto polêmico dentro da própria Abert. Além disso, a entidade não representa mais todas as redes _SBT e Band romperam.
O discurso pela retomada da auto-regulamentação é uma tentativa da Abert de enfraquecer a defesa da criação de um código de ética por meio de lei. Um projeto de lei sobre o assunto já tramita no Câmara dos Deputados.

OUTRO CANAL

Apito
Os canais pagos ESPN Brasil e ESPN International finalmente conseguiram fechar as negociações pelas transmissões do Campeonato Espanhol de futebol, já em andamento. As exibições começam amanhã, por enquanto só na ESPN Brasil, com dois jogos ao vivo a partir das 15h30.

Cartão
A Rede TV! vai tirar do ar o programa "Show Business", produção independente comandada aos domingos por João Dória Júnior. Ontem, notificou o apresentador, dando 30 dias para ele desocupar o horário _que deverá ser ocupado por programa semelhante, na linha "empresarial". O problema foi baixo faturamento.

Rotina
Deu 14 pontos de média (contra 27 da Globo) a edição de anteontem do "Show do Milhão", no SBT, que pela primeira vez pagou o prêmio máximo (R$ 1 milhão) a um participante _um aposentado que soube responder em que dia nasceu e em que dia foi registrado o presidente Lula. O programa deve ser reprisado nas próximas semanas.

Fenômeno
Mesmo reprisando reportagens antigas, o "Vitrine" vem surpreendendo a direção da TV Cultura. Neste mês, o programa, que quase saiu do ar, entrou no ranking das maiores audiências noturnas da emissora, com médias de 2 pontos no Ibope.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Fome Zero na Bolívia: Vaca na Mesa
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.