São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Três marujos e o amor

Um Dia em Nova Iorque
    
Direção: Stanley Donen e Gene Kelly
Musical

Um grande musical pode prescindir de uma boa trama. As coreografias, a música e um bom elenco transformam a mais banal das histórias em um filme de sucesso. É isso o que acontece em "Um Dia em Nova Iorque" ("On the Town"), que tem como protagonistas simplesmente Frank Sinatra, "a" voz do século 20, e Gene Kelly, um dos maiores dançarinos do cinema.
Lançado em 1949, o filme sedimenta a parceria na direção de Kelly com Stanley Donen, que três anos depois fariam "Cantando na Chuva", um dos sucessos mais duradouros de um gênero que não dá lá muita bola para a atualização.
O filme conta a história de três marinheiros que desembarcam em Nova York em um dia de folga, cada um com uma idéia de diversão diferente na cabeça. Gabey (Kelly) quer achar um amor duradouro, Chip (Sinatra) planeja conhecer cada canto da cidade e Ozzie (Jules Munshin) está a busca do maior número de mulheres possível.
A partir desse mote simples, Doney constrói um filme que alterna humor e romance, usando a cidade como cenário.
Como em todo musical que se preze, valem as canções (a divertida "You're Awful" é impagável) e os números de dança, como os de "A Day in New York" e "Count on Me" -destaques da trilha que deu a Leonard Berstein o Oscar de 1950. (GUILHERME WERNECK)


CLASSICLINE, R$ 35, EM MÉDIA


Texto Anterior: Lançamento DVD - "THX 1138": George Lucas conta origem de geração
Próximo Texto: Do gibi para a indústria: Cine Gibi - O Filme
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.