São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro reúne histórias longas de Glauco

'Glauco - Geraldão Espocando a Cilibina!' traz material das revistas publicadas pela Circo Editorial nos anos 1980

Dez gibis do cartunista, que saíram entre maio de 1987 e dezembro de 1988, formam antologia de 304 páginas

DE SÃO PAULO

Trezentas páginas com o melhor do cartunista Glauco Vilas Boas nos anos 1980. É o que promete -e entrega- o livro "Glauco - Geraldão Espocando a Cilibina! Nos Gibis da Circo Editorial".
Pesando quase um quilo e com mais de 300 páginas, a obra reúne todo o material do cartunista que saiu nas dez edições da revista "Geraldão", publicadas pelo editora Circo entre maio de 1987 e dezembro de 1988.
"Esse momento, que é um ápice da carreira dele, nunca havia sido reeditado", diz Toninho Mendes, editor responsável pela revistas originais e também pelo livro que sai em duas semanas.
A grande diferença desse material é que traz um formato diferente do trabalho conhecido de Glauco, publicado na Folha -onde Glauco começou a colaborar em 1977, com charges políticas.
Para as revistas da Circo, Glauco desenhou histórias longas, que aprofundavam personagens como Geraldão, Casal Neuras, Doy Jorge, Dona Marta e tantos outros que haviam sido criados para as tiras da Folha.
As revistas originais não estão republicadas integralmente, porque, além de Glauco, toda edição trazia convidados com Laerte, Angeli e outros. Por outro lado, o material publicado nas outras revistas da editora nos anos 1980, a "Circo" e a "Chiclete com Banana", foi recuperado para o livro.
Toninho Mendes aproveitou para incluir páginas e seções avulsas, que dão uma ideia da temperatura da época: o surgimento da Aids, os saques a supermercados e a inflação, entre outros.
Glauco Vilas Boas e seu filho Raoni foram assassinados em 12 de março de 2010. (IVAN FINOTTI)

GLAUCO - GERALDÃO ESPOCANDO A CILIBINA!
AUTOR Glauco Vilas Boas
EDITORA Almedina Brasil
QUANTO R$ 77 (304 págs.)
LANÇAMENTO 10/11, na Livraria da Vila (r. Fradique Coutinho, 915; tel. 3814-5811), às 18h30

Leia a história completa "Memórias de Dona Marta", de Glauco
folha.com/no994540




Texto Anterior: Baile comandado pelo tecladista esquentou festival
Próximo Texto: Luiz Felipe Ponde: A questão judaica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.