São Paulo, quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Sonhos de uma noite de 1968

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

De onde vem a beleza de "Os Sonhadores" (Telecine Premium, 22h)? De um encanto de Bernardo Bertolucci com a sua própria juventude? Das pessoas que viveram 1968 e suas idéias? De uma certa pureza, que o mundo nunca mais encontrou? Ou de sua atriz, Eva Green?
Um pouco de tudo. Ali está a cinefilia doente de Paris, o gosto de viver praticamente dentro das telas. E depois o silêncio da Cinemateca, no momento da demissão de Henri Langlois, e os personagens se sentem liberados, enfim, para viver suas próprias vidas.
Que vida? Eles não têm vida própria. Sua vida é a que vem dos filmes. São vidas de ficção. Talvez todas sejam. Mas para eles, os de 68, não existe outra vida que não a da ficção, a dos sonhos. Isso os torna, talvez, tão belos.

TV ABERTA

Vencendo em Londres
Record, 14h.
(Winning London). EUA, 2000, 92 min. Direção: Craig Shapiro. Com Mary Kate Olsen, Ashley Olsen. As gêmeas Olsen interpretam aqui um par de colegiais enviadas a Londres para uma conferência internacional de estudantes promovida pela ONU. Nem só de simpósios se nutrirá esta comédia dramática.

Bud 2 - O Atleta de Ouro
Globo, 15h45.
(Air Bud 2). Canadá/EUA, 1998, 90 min. Direção: Richard Martin. Com Kevin Zegers. Depois de brilhar nas quadras de basquete, o cãozinho Bud adere ao futebol americano, com idêntico sucesso. Ou seja, continua a confusão entre fantasia para crianças e absurdo puro e simples.

A Hora do Pesadelo 4
SBT, 23h
(Nightmare on Elm Street 4 - Dream Master). EUA,1988, 99 min. Direção: Renny Harlin. Com Robert Englund, Lisa Wilcox. Freddy ressuscita novamente e volta aos sonhos dos adolescentes. Quarto episódio da série, agora nas mãos do pouco sutil Harlin.

Intercine
Globo, 1h50.
Para quinta, a disputa se dá entre "Matadora de Aluguel" (Canadá, 2000, de Darrell J. Roodt, com Natasha Henstridge, Angus MacFadyen) e "Tootsie" (1982, de Sydney Pollack, com Dustin Hoffman, Jessica Lange).

A Segunda Chance
SBT, 3h15.
(Their Second Chance ou Keller Story). EUA,1997, 91 min. Direção: Mel Damski. Com Lindsay Wagner, Perry King, Tracy Griffith. Aos 28 anos, Laurie (Griffith) procura e encontra sua mãe biológica (Wagner), que deu a fillha em adoção quando ela nasceu. Junto, a garota trará o pai. Bem, temos aí desenhada a segunda chance.

Capitão América
Globo, 3h50.
(Captain America). EUA, 1990, 103 min. Direção: Albert Pyun. Com Matt Salinger, Ronny Cox, Ned Beatty. Depois de combater os nazistas com brilho e heroísmo, o Capitão América é, acredite, congelado. Anos mais tarde, é descongelado e recolocado em ação, como se fosse novo em folha. Belíssimo invento, o freezer. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Palófi toma Viagra paraguaio!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.