São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Alerta Máximo   SBT, 14h15. (Killer Flood - The Day the Dam Brooke). EUA, 2003. Direção: Doug Campbell. Com Bruce Boxleitner, Joe Lando, Matthew Ewald.
Dois fenômenos cruzados: o aumento das águas de uma represa por efeito chuvas; um empresário malvado que dispensa o arquiteto responsável pela represa. O conjunto dos dois fenômenos coloca uma cidade em perigo. Feito para TV.

Recém-Casados   Globo, 16h15. (Just Married). EUA/Alemanha, 2003, 95 min. Direção: Shawn Levy. Ashton Kutcher, Brittany Murphy, Christian Kane.
Depois que se casa contra a vontade dos pais, garota (Murphy) enfrentará um contratempo extra na lua-de-mel européia: o ex-namorado enviado pelo velho exclusivamente para jogar areia no matrimônio. Comédia para passar o tempo, se tanto.

Rei Arthur    Globo, 22h15. (King Arthur). EUA/Inglaterra, 2004, 126 min. Direção: Antoine Fuqua. Com Clive Owen, Keira Knightley, Ioan Gruffudd, Stellan Skarsgard.
O rei Arthur que se pode esperar não é o que Fuqua entrega. Não há Santo Graal, nem cavaleiros encantadores, nem triângulo amoroso com Guinevere e Lancelot. Mas se busca retirar do mito o mito, ou seja, as convenções, o filme lhe restitui as convenções cinematográficas do filme medieval contemporâneo. Inédito.

Olga   Globo, 2h20. Brasil, 2004, 141 min. Direção: Jayme Monjardim. Com Camila Morgado, Caco Ciocler, Fernanda Montenegro, Werner Schunemann.
Aceitemos a premissa: se a única coisa que dá certo no Brasil é novela, por que não transformar a vida de Olga Benário numa delas? Ok. O filme poderia se mirar, por exemplo, nos antigos dramalhões mexicanos. Mas não. Não bastava ter 50 anos de atraso. Era preciso ainda desenvolver uma dramaturgia sem estrutura, uma "mise-en-scène" imitando os anos 40 do século passado, fazer do chororô um fim em si e tudo mais. Em suma, "Olga" é um sintoma quase precioso de nosso atraso, de nossa ínfima convivência com as letras, de nossa ignorância cinematográfica. (IA)



Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.