São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

RECOMEÇO

Fernando Donasci/Folha Imagem
Junior Lima com os integrantes de sua nova banda, Nove Mil Anjos: da esquerda para a direita, Perí, Champignon e Peu

Um ano depois de anunciar o fim da dupla com sua irmã, Sandy, Junior Lima lança nesta semana o álbum de estréia de sua nova banda, a Nove Mil Anjos, formada pelos músicos Peu (ex-Pitty), Champignon (ex-Charlie Brown Jr.) e o vocalista Perí; o primeiro show deve acontecer só em janeiro, no Guarujá

Juros à vista
Depois de uma investigação que começou no início do ano, o Ministério Público de SP está processando os principais varejistas do país por oferecerem produtos com o mesmo preço à vista e a prazo. Segundo a Promotoria, quando as empresas anunciam uma venda "sem juros", os encargos já estão embutidos no valor da mercadoria, lesando o consumidor.

NÃO, NÃO, NÃO
Entre as empresas processadas, Casas Bahia, Lojas Americanas e os sites Submarino, Shoptime e Americanas.com dizem não ter sido notificados. O Extra nega a prática -afirma trabalhar apenas com uma margem de negociação, para cobrir as ofertas dos concorrentes nas vendas à vista. A Renner diz que só cobra juros a partir da sexta parcela. A Pernambucanas afirma ter "como norma interna não se pronunciar". E a Marabraz não se manifestou.

É REAL
O governo refez as contas sobre os gastos dos brasileiros no exterior no mês de outubro. A queda de 50%, registrada nos primeiros dez dias do mês, não se confirmou. A diminuição, na verdade, foi de 30%. A alta do dólar teve mais um efeito: os estrangeiros gastaram 8% a mais por aqui. Os dados serão anunciados nesta semana.

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

GATO ESCALDADO
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ficou "sem entender" ao descobrir que o pesquisador Marcos Barbosa é o candidato brasileiro ao cargo de diretor-geral da Unesco, como a Folha revelou. "O ministro Celso Amorim [das Relações Exteriores] tinha me dito que o Brasil ainda não decidiu se vai lançar candidato. E que, se isso acontecer, vai escolher entre o Marcos e eu. O Fernando Haddad [da Educação] falou a mesma coisa", diz. "Já fui demitido [do Ministério da Educação] pelo presidente por telefone, só falta agora ser descartado pelo jornal".

ABAIXO-ASSINADO
E a classe artística lança na quinta um manifesto pela indicação de Cristovam Buarque. A atriz Fernanda Montenegro comanda o evento, na OAB do Rio. Em SP, os produtores Odilon Wagner e Lulu Librandi farão um jantar no dia 3 de dezembro, no restaurante do Jockey Clube, no Centro.

RÓTULO
A Coca-Cola foi absolvida pelo Conar no caso em que era acusada de publicidade enganosa na campanha do "hidrotônico" i9. A representação dizia que a empresa não informa claramente as restrições de consumo do produto, que não pode, por exemplo, ser ingerido com bebida alcoólica.

 

O advogado João Antônio de Oliveira Júnior, autor da reclamação, não vai recorrer.

EMBARQUE
A coreógrafa Deborah Colker levará o espetáculo "Quatro por Quatro" ao New York City Center, nos EUA. Serão seis apresentações no teatro de 2.700 lugares, em outubro de 2009.

QUE CRISE?
A alta do dólar tem sido vista com bons olhos pelas vinícolas brasileiras, que ganharam mais espaço com o aumento do preço dos vinhos importados. Só na Salton, onde a previsão era fechar o ano com crescimento de 15% nas vendas em relação a 2007, já se aponta um incremento de 25%, alavancado pelos pedidos de espumantes para o fim de ano.

ESQUELETO
Enquanto se comemora o crescimento da taxa doação de órgãos desde o caso Eloá, o banco de tecidos do Hospital das Clínicas ainda sofre com a falta de ossos. Neste ano, o departamento recebeu apenas 50 notificações de doadores, sendo que só sete puderam ser aproveitadas. A fila de espera para esse tipo de transplante tem mais de 300 pacientes, que aguardam em média cinco anos para serem operados.

A AVENIDA E O AMOR
A Sutil Companhia de Teatro, de Felipe Hirsch, prepara um "plano B" para a turnê que fará pela Europa em 2009 com a peça "Avenida Dropsie". Como a produção do espetáculo é muito grandiosa -até chove de verdade no palco-, a trupe levará também "Não sobre o Amor", para apresentar nos teatros onde a primeira não puder ser montada. Antes da ida à Europa, "Avenida Dropsie" e "Não sobre o Amor" voltarão a cartaz em SP, em fevereiro e março, em comemoração dos 15 anos da Sutil Companhia.

FILHO DE PEIXE
O ator Leonardo Medeiros já tem um herdeiro artístico: o filho dele, Antonio, é um dos protagonistas de "Insolação", o filme de estréia de Felipe Hirsch. O menino de 13 anos interpreta Wladimir, que se apaixona pela personagem de Leandra Leal. E aparece com o pai em uma das cenas do longa.

BIBLIOTECA VIRTUAL

A Imprensa Oficial vai lançar no ano que vem um hotsite da coleção Aplauso, que reúne biografias de personalidades do cinema, teatro e TV. O texto integral das obras será disponibilizado, além de fotos e entrevistas dos autores e dos homenageados. Na primeira leva estão títulos como "Rir ou Chorar", de Rodrigo Capella, sobre o cineasta Ricardo Pinto e Silva.
DUPLA SUCESSÃO
A Academia Paulista de Letras está com duas vagas abertas, devido às mortes do jornalista Benedicto Ferri de Barros e da ex-ministra Esther de Figueiredo Ferraz. Os interessados devem enviar requerimento para a presidência da APL, com currículo e obras publicadas. As inscrições para a vaga de Barros terminam amanhã; para a de Esther de Figueiredo Ferraz, vão até o dia 2.

CURTO-CIRCUITO

O CANTOR CHICO CÉSAR se apresenta na quinta-feira, às 21h, com o grupo Senzalas, no projeto Amapá em Cantos, que acontece no Sesc Ipiranga. Classificação: dez anos.
SERÁ LANÇADO HOJE , na Assembléia Legislativa, o livro "20 Anos da Constituição do Brasil - Ministério Público & Cidadania, 20 Casos Emblemáticos", publicado pela Imprensa Oficial e o Ministério Público Democrático.
DANUZA LEÃO faz pré-lançamento do livro "Fazendo as Malas" amanhã, às 19h, na sede da agência A+, no edifício Itália.
PAULO RABELLO DE CASTRO , presidente do Conselho de Planejamento Estratégico da Fecomercio, lança amanhã o livro "A Bolha de Wall St.", na Bienal, no parque Ibirapuera.


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Cinqüentona?!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.