São Paulo, Sexta-feira, 24 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

NATAL, MOMENTOS PARA SONHAR
Bandeirantes, 13h.    (O.Henry's Christmas). EUA, 1975, 85 min. Direção: Jerry Zaks/John Driver. Com Eli Wallach, Roberta Wallach. Três episódios baseados em textos de O.Henry. O primeiro trata da amizade entre um pintor e duas jovens. O segundo, de um jovem que recebe uma quantia insignificante de seu tio, como herança. O terceiro diz respeito a duas pessoas que tornam tudo possível, quando se dão o amor como presente de Natal. Não se pode dizer que não venha a calhar, mas não há tanto para sonhar.

MEU PAPAI É NOEL
SBT, 14h15.   (The Santa Clause). EUA, 1994, 98 min. Direção: John Pasquin. Com Tim Allen, Judge Reinhold, Wndey Crenson. Ao ver um estranho no teto de sua casa, homem e seu filho tratam de derrubá-lo. Só depois lembrarão que era noite de Natal e notarão que o homem era Papai Noel em pessoa. Feito o mal, ele se fantasia e trata de fazer as funções do velhinho, o que, de resto, lhe causará várias dores de cabeça.

FÉRIAS FRUSTRADAS DE NATAL
Globo, 15h50.    (National Lampoon's Christmas Vacations). EUA, 1989, 98 min. Direção: Jeremiah R. Chechik. Com Chevy Chase, Beverly D'Angelo, Randy Quaid. Desta vez, Chevy não precisa viajar para azarar suas férias. Os parentes se encarregam de fazê-lo

ADORÁVEL AVARENTO
Bandeirantes, 22h.    (Scrooge). Inglaterra, 1970, 113 min. Direção: Ronald Neame. Com Albert Finney, Alec Guinness, Edith Evans, Gordon Jackson. É como montagem teatral: o velho Scrooge de Charles Dickens é o mesmo, seu pão-durismo e sua redenção, idem. As versões sucedem-se, mudam os atores. Todo ano, no Natal, pelo menos um desses filmes passa. Desta vez o papel fica para Albert Finney. Não há do que reclamar.
O ESTRANHO MUNDO DE JACK
SBT, 22h.     (Nightmare Before Christmas). EUA, 1993, 76 min. Direção: Henry Selick. Filme de animação produzido por Tim Burton, que também o concebera, anos antes, quando trabalhava para a Disney. Jack, o esqueleto, rei do infeliz reino de Halloween, descobre a cidade do Natal e toma suas providências: sequestra Papai Noel, assume seu lugar e dispõe-se a entregar os mais terríveis presentes paras as crianças. Não admira que Disney não tenha levado a coisa a sério: é a cabeça de Burton e seus fantasmas que estão em ação. Não é bem um filme para crianças, mas é fascinante.

JESUS CRISTO SUPERSTAR
Globo, 1h30.     (Jesus Christ Superstar). EUA, 1973, 107 min. Direção: Norman Jewison. Com Ted Neeley, Carl Anderson, Yvonne Elliman. Ópera-rock em que um grupo turistas evoca, na Israel atual, os últimos sete dias da vida de Cristo. Em suma, reinterpretação anos 60 do "Evangelho" que fez grande sucesso a seu tempo, sobretudo no teatro. Nem um Deus, nem um diabo, o filme se beneficia da aplicação e do artesanato de Jewison.
O NATAL MALUCO DE ERNEST
Globo, 3h20.    (Ernest Save the Christmas). EUA, 1988, 91 min. Direção: John Cherry. Com Jim Varney. Papai Noel procura um sucessor. A bomba estourará nas mãos do simpático Ernest, aqui numa dessas comédias que a emissora acaba tirando do baú às vésperas do Natal.

TV PAGA

"Ben-Hur" chega com Papai Noel

da Redação

Na véspera de Natal ninguém quer queimar filme à-toa, o que é compreensível. Certo, o Telecine 2 tem "Os Intocáveis" (23h30), de tantos carnavais, entre outros filmes bem batidos. E a Fox entra com "Esqueceram de Mim 2" (22h), uma espécie de clássico do período de festas. A criançada sempre gosta, em todo caso.
A TV Câmara, por sua vez, exibe "Ben-Hur" (17h30 e 22h30). Embora não explicite qual a versão, é de supor, pela duração fornecida (130 min.), que seja a de 1925, de Fred Niblo, com Ramon Novarro. Nesse caso, trata-se mesmo de uma raridade.
No mais, resta esperar pelo peru de Natal, pelos presentes e tal. Papai Noel não desce pelo tubo da TV.
(IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Quem os humanos cultuam?
Próximo Texto: José Simão: Hoje é dia de botar o peru pra dentro!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.