São Paulo, Sexta-feira, 24 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BEBIDAS

Pratos especiais merecem várias opções

JORGE CARRARA
Colunista da Folha



Uma ceia com pratos de estilos diversos, que combina a leveza do peixe e da lagosta no ceviche, o sabor do peru, condimentado pela gordura do pato, e o marcante sabor da goiabada. Tudo isso me levou a escolher vinhos com personalidade igualmente variada.
A entrada pede um vinho com boa acidez e sabor um tanto neutro, do tipo de um Muscadet, branco, do Vale do Loire, na França, ou de um bom vinho verde, outro branco, de Portugal.
Na ala francesa, boa pedida é o Muscadet de Sèvre et Maine Sur Lie 97 de Guy Saget, de paladar levemente frutado. No canto português, um Varanda do Conde 97, equilibrado e agradável.
Um tinto com boa estrutura é indispensável para acompanhar o substancioso (e inédito) peru com pato. O Dão Aliança Particular 94, encorpado, com bom sabor que lembra ameixas e tem certo toque de especiarias, é uma boa escolha.
Outra, para quem puder gastar mais, é o Tapada do Chaves 96, do Alentejo, sul de Portugal, corte de uvas Trincadeira, Periquita e Aragonez, de paladar concentrado, que une framboesa com um certo defumado elegante.
A sobremesa precisa de um vinho com bom conteúdo de álcool. A primeira alternativa é um Muscat de Beaumes de Venise, vinho doce de uva Muscat do Rhône, no sul da França, como o Paul Jaboulet 97, perfumado, de paladar redondo, saboroso, com boa acidez.
A segunda, um belo Porto Ruby, como o Taylor, de aroma e sabor intenso, cheio de fruta, com o qual aproveito para fazer um brinde e desejar ao leitor um ano repleto de bons goles e felicidade.




Texto Anterior: Prato principal: Experimente um peru macio, recheado com pato
Próximo Texto: Sobremesa: Um doce à romeu-e-julieta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.