São Paulo, sábado, 24 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV Cultura cresce 186% e distribui facas

Marcelo Roichman/TV Globo
BRANCO Luciano Huck, Grazielli Massafera e Bruno de Lucca comemoram em praia do Rio a chegada de 2006, com oferenda a Iemanjá, em gravação do "Caldeirão do Huck" do próximo sábado

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Emissora pública mantida pelo Estado de São Paulo, a TV Cultura distribuiu nesta semana como brinde de final de ano um ostentoso kit de facas para churrasco. São sete facas, de vários tamanhos e utilidades, e um talher para manipular carnes em grelha da marca Mundial, dentro de uma pasta de couro ou que imita couro.
O kit, que chama a atenção por ser aparentemente mais caro do que os distribuídos pelas redes comerciais (exceto Globo), foi enviado a publicitários, anunciantes, autoridades e jornalistas.
Segundo Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta (mantenedora da Cultura), foram distribuídos cerca de cem kits, adquiridos em permuta (troca de espaço publicitário pelo produto). Cada um, diz, custou R$ 87. Nas lojas, facas semelhantes às maiores do kit da Mundial custam até R$ 180 cada.
"Foi uma permuta para comemorar um ano excepcional", afirma Mendonça. A TV Cultura aumentou suas receitas com publicidade comercial em seus intervalos de R$ 7 milhões em 2004 para R$ 20 milhões em 2005, um crescimento de 186%. Segundo Mendonça, dessa forma a emissora ampliou sua produção de programas e ainda reduziu a dependência em relação ao Estado, que injetou R$ 80 milhões na fundação. "O Estado colocou R$ 5 milhões a menos do que em 2004", diz.
Para 2006, a previsão é de 20% de crescimento nas receitas.

OUTRO CANAL

Tecnologia A Band está usando em São Paulo celulares para transmissão de reportagens. Oito repórteres estão equipados com telefones que armazenam até um minuto de vídeo. A idéia é que eles filmem flagrantes que possam ser exibidos cinco minutos depois, em imagens que ocupam um quarto da tela do televisor. Em Minas, a TV Alterosa (SBT) emprega celulares no jornalismo desde maio.

Remake 1 As ex-"Casa dos Artistas" Analice Nicolau e Cinthia Benini dançaram. Quem vai apresentar o programa de curiosidades "Ver Para Crer" serão César Filho e Celso Portiolli, revelam novas chamadas em exibição na programação do SBT.

Remake 2 Em evento ao mercado publicitário em novembro, Analice e Cinthia foram anunciadas como apresentadoras do programa, a partir de março. Mas Silvio Santos mudou de idéia.

Estratégia A Globo comprou os direitos do texto de "Pantanal", de Benedito Ruy Barbosa na extinta Manchete, mais para evitar que a concorrência faça um "remake" da novela do que para utilidade própria. A emissora apenas usará trechos de "Pantanal" na próxima novela das oito de Barbosa, seu contratado.

Médio Deu 24 pontos, com a sintonia de 48% dos televisores ligados na Grande São Paulo, o irregular "Correndo Atrás", exibido anteontem pela Globo.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Hoje eu enforco o peru!
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.