São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O fotógrafo de São Paulo

German Lorca, que eternizou em imagens a SP de 1954, faz novos registros de marcos da cidade a convite da Folha

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

TUCA VIEIRA
REPÓRTER-FOTOGRÁFICO

A São Paulo de 1954 que comemorava seu quarto centenário teve um fotógrafo oficial. German Lorca, na época com 31 anos, eternizou em imagens os festejos do dia, com cliques de uma praça da Sé ainda com o imponente Palacete Santa Helena em pé e o vale do Anhangabaú como cenário de um desfile militar, entre outros.
A convite da Folha, o filho de imigrantes espanhóis que viveu sua infância em um Brás com ruas de paralelepípedos documentou a São Paulo atual, que hoje completa 453 anos.
Lorca, hoje com 84 anos, percorreu caminhos parecidos para registrar a metrópole contemporânea e encontrou alguns resquícios daquela antiga cidade em desenvolvimento.
"As coisas mudaram, mas ainda tenho muito prazer em fotografar a cidade", conta Lorca, que, como exemplo das transformações, lembra a região onde fica o parque Ibirapuera, em 1949, com paisagem totalmente diversa da atual.
"Sempre ia para locais distantes do centro para conseguir imagens diferentes. Um dia, descendo da Vila Mariana, cheguei onde é hoje o Ibirapuera, cheio de eucaliptos", diz o fotógrafo, que, cinco anos depois, faria no local um de seus mais clássicos registros, com a Oca -desenho futurista de Oscar Niemeyer, dominando o plano como se fosse um disco voador- observada por uma senhora e por uma criança.
A produção de Lorca tem sido revalorizada nos últimos anos, como prova retrospectiva dele em cartaz na Pinacoteca do Estado. Visto como um dos pioneiros da fotografia moderna no Brasil, sua inquietação nos anos 40 e 50 tinha apoio na produção "subversiva" de colegas como Thomaz Farkas, 82, e Geraldo de Barros (1923-1998).


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Com olhar de "amador", Lorca revisita São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.