São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

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Seriados alavancam novas bandas

O sonho dos independentes não é mais tocar na MTV ou no rádio, e sim nas badaladas séries dos EUA

LÚCIO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Passar na MTV, tocar nas rádios? Que nada! O sonho de uma banda de rock independente hoje em dia é ter sua música veiculada nos badalados seriados da TV americana.
Com um alcance (ainda) bem mais vasto que o do site de vídeos YouTube, a "velha televisão" virou melhor amiga da nova música. Séries como "Grey's Anatomy", "L Word" e "Veronica Mars" e programas de entrevistas como os de David Letterman e Conan OBrien têm voltado suas trilhas sonoras e apresentações ao vivo para bandas iniciantes, às vezes sem disco ainda, ou para as nem tão novatas, mas de estilo indie.
A banda "pequena" britânica mais famosa hoje no concorrido mercado americano é a Snow Patrol, de formação escocesa, que desembestou a vender nos Estados Unidos de 2006 para cá depois e passou a tocar em nove entre dez seriados. O single "Chasing Cars" apareceu em quinto lugar nas paradas da conceituada revista "Billboard", depois que serviu de fundo para cenas capitais de encerramento da segunda temporada de "Grey's Anatomy", indo parar até em versão especial na trilha sonora oficial do seriado, em setembro do ano passado.
Quem assiste ao DVD americano de "Grey's Anatomy" é informado por uma legenda sobre o autor e o nome da música que começa a tocar, geralmente de uma banda nova, como Gossip, Yeah Yeah Yeahs, Metric ou mesmo um dueto de Michael Stipe (REM) com Chris Martin (Coldplay).
Enquanto a lesbo-série "L Word" serve de plataforma para bandas novas de mulheres ou com vocal feminino e populariza canções como "Standing in the Way of Control" (do Gossip da cantora Beth Ditto e na versão remix da mulherada do Le Tigre), a vinheta de abertura do seriado "Veronica Mars" traz "We Use to Be Friends", hit indie da banda Dandy Warhols. A música nova ganhou destaque explícito na TV com o seriado teen "The O.C.", que acaba neste ano.
Na segunda temporada da série, em 2004, a trama chegou a montar no cenário um clube de verdade, o Bait Shop, que servia de base para as farras e os enroscos amorosos se desenvolverem, com uma banda tocando ao vivo. No Bait Shop se apresentaram, de verdade, The Killers, Death Cab for Cutie, The Walkmen , Modest Mouse e The Subways, por exemplo.

Letterman x MTV
O popularíssimo programa de entrevistas do apresentador David Letterman foi considerado "mais importante que a MTV", segundo reportagem da revista de música "Spin" que teve o título "Please Welcome Tape'n Tapes". O texto falava de como a produção atenta e caçadora de novas tendências do programa teria procurado a bandinha indie de Minneapolis e garantido uma apresentação exclusiva dela no Letterman.
Na época, a banda não tinha disco lançado em lojas. Bastante comentada em blogs americanos, tinha vendido pouco mais de 10 mil cópias. Então, meses depois, na semana de lançamento "real" do seu primeiro CD, o grupo tocou uma música no programa do apresentador, para uma audiência de mais de 3 milhões de pessoas.
Neste janeiro, o grupo californiano Cold War Kids tocou no "Late Show with David Letterman". A banda é considerada "o nome para estourar em 2007". Letterman se mostrou entusiasmado com a performance dos meninos e fez questão de encerrar o programa dizendo que aquela tinha sido a primeira apresentação em televisão do Cold War Kids.


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