São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

Cineasta faz seu melhor longa em anos

PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA

Depois do bêbado-cambaleante "Um Ano Bom", Ridley Scott recupera a sobriedade em "O Gângster", um filme que narra uma boa história, quase sem firulas, com direito a grandes momentos de seus atores.
"O Gângster" é o melhor trabalho de Scott em anos -mas o fato é que, mesmo tendo nas mãos elementos para criar um grande filme em torno do gangsterismo na América, Scott não chegou perto de um "O Poderoso Chefão".
Talvez seu maior pecado seja a ambição épica, visível já no título original "American Gangster", que reivindica para o filme uma originalidade absoluta -como se ele contasse a história do verdadeiro gângster americano, e não as outras "imitações".
A trajetória de Frank Lucas (Denzel Washington), traficante do Harlem que revolucionou o comércio de drogas no fim dos anos 60, é narrada por meio de um paralelismo.
De um lado, temos a contraposição entre a trajetória do gângster e a do policial que está em seu enlaço, Richie Roberts (Russell Crowe). De outro, o crescimento de Lucas e o momento histórico dos EUA (Vietnã, Nixon).
O paralelismo é uma tentativa de dar conta da complexidade da situação, mas da forma como é aplicado, tem efeitos reducionistas. A contraposição entre bandido e mocinho segue uma cartilha por demais básica: para cada qualidade de um, é apresentado um defeito do outro, ou vice-versa. Se vemos Lucas tratar bem a família, veremos Roberts negligenciar o filho; se vemos Roberts recusar propinas, veremos a brutalidade de Lucas. Esse método acaba comparando e nivelando coisas muito diferentes entre si em nome da humanização dos personagens. Ainda assim, "O Gângster" sustenta o interesse graças à força da história, até agora desconhecida (ainda que bastante romanceada, é verdade).


O GÂNGSTER
Direção:
Ridley Scott
Produção: EUA, 2007
Com: Denzel Washington, Russell Crowe e Ruby Dee
Onde: estréia no Bristol, Frei Caneca e Anália Franco
Avaliação: bom


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Ator de "O Gângster" está em produção com Rodrigo Santoro e Alice Braga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.