São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Última Moda - Alcino Leite Neto

Novas Geometrias e Velho Oeste

Inverno da São Paulo Fashion Week consagra xadrezes e iconografia country; elementos ópticos e artísticos também são tendências

O inverno 2008 vai se dividir entre cowgirls finas e garotas modernas ligadas em arte. Correndo por fora, aparecem também as neofolks hippongas, as novas nerds e os motoqueiros.
A tendência country dominou os desfiles da São Paulo Fashion Week -que terminaram na última segunda-feira- e decretou o reinado dos xadrezes, que apareceram nos mais variados padrões, sobretudo naquele tradicionalmente usado por peões, heróis e bandidos dos filmes de faroeste.
Da coleção masculina da grife Herchcovitch; Alexandre à de Reinaldo Lourenço, foram muitas as marcas que apostaram fichas nessa tendência.
O folk, com espírito anos 70, surgiu como desdobramento desse universo country, trazendo a delicadeza das saias longas e dos vestidões.
Outra aposta forte foram as modelagens e estampas geométricas, com desconstrução de formas e efeitos ópticos, que surgiram com mais brilho no desfile feminino da Herchcovitch; Alexandre e nas passarelas da Osklen e da Huis Clos.
Trata-se de uma tendência intelectualizada, de olho nas vanguardas artísticas, do construtivismo à arte conceitual.
Outras imagens marcaram o inverno 2008, como os motoqueiros e motoboys (na Zoomp e em Priscilla Darolt), além das garotas nerds (em Simone Nunes), essas fashionistas incompreendidas, que apareceram em vestidos e maxipulls de tricô -peças essenciais a esta ótima temporada da SPFW.

Top 10 de inverno
1. peças xadrez
2. botas de caubói
3. estampas ópticas
4. vestidos-casaco
5. peças desconstruídas
6. cardigãs de lã, maxipulls e vestidos de tricô
7. pantalonas de cintura alta
8. franjas
9. jaqueta e trench de couro
10. saias e vestidos longos


com VIVIAN WHITEMAN

Texto Anterior: Nova obra do diretor terá Sean Penn
Próximo Texto: 10 + 1: Melhores coleções da SPFW
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.