São Paulo, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Canais pagos exibem sexo e violência às 7h da manhã

Atenção senhores pais: aquele canal de TV paga a que toda a sua família tem acesso pode neste momento estar exibindo um filme com cenas fortes de sexo, violência e drogas.
Levantamento feito pela Folha revela que pelo menos 45 filmes impróprios para menores de 16 e 18 anos foram e/ou serão transmitidos entre 6h e 22h ao longo deste mês. Na TV aberta, títulos não recomendados para menores de 16 anos só podem ir ao ar após as 22h. A TV paga não é obrigada a cumprir essa norma, mas tem de informar a classificação.
O levantamento foi feito sobre a lista de 2.121 filmes do guia da Net neste mês.
Entre os 45 filmes inadequados antes das 22h, não há nenhum pornô. Quase todos são dramas, comédias e thrillers com forte conteúdo sexual ou violência. Descuidos como "Com o Pé na Estrada", em que três rapazes "vivem hilárias situações com duas lindas caronistas". Impróprio para menores de 18, passou no Telecine Premium às 6h35 do dia 18. É o caso também do nacional "Ódiquê", com cenas de consumo de drogas, apresentado pelo Canal Brasil às 13h30 do dia 17.
Os canais Telecine (incluindo o Pipoca) lideram, com 37 títulos. O Canal Brasil teve três filmes impróprios entre 6h e 22h e o Cinemax, dois. Max Prime, Fox e FX tiveram um cada.
Em nota, a Rede Telecine informou que "segue todas as regulamentações para a TV por assinatura" e que faz "avaliações internas com critério conservador". "Isso acontece em especial com o Telecine Pipoca, que não é um canal infantil, mas tem um perfil de público mais jovem. O Telecine faz uma análise prévia para evitar que uma produção imprópria seja exibida em um horário diurno. Por estar em um pacote premium, não editamos nossos filmes e oferecemos ao assinante opções de horário. A Rede Telecine vai rever a classificação e horário de exibição dos filmes citados e lembra ainda que há opção de bloqueio de canais".
Os canais Fox e FX informaram que os dois filmes foram "casos isolados". Procurados, Canal Brasil, Cinemax e Max Prime não se manifestaram.

FORÇA LOIRA
A dublê de atriz Grazzi Massafera foi sondada pela Globo para cobrir a licença-maternidade de Maria Paula no "Casseta & Planeta", a partir de maio.

PÉSSIMA NOTÍCIA
Por causa das eliminatórias do reality show "American Idol", que rendem episódios de duas horas, o canal Sony só voltará a exibir "Ugly Betty" em 12 de março, às 20h. Para o canal, é estratégia de programação. Para os fãs da série, é falta de respeito mesmo.

CIRCO NEWS
O SBT estuda "dotar" o novo "Aqui Agora" de uma platéia de universitários. Os estudantes participariam de debates sobre comportamento e carreiras. Unir jornalismo e auditório é um antigo sonho de Silvio Santos, dono da emissora.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.