São Paulo, quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

por ANDRÉIA MICHAEL andrea.michael@grupofolha.com.br

Carlos Prates/TV Globo
FILHO DE JAYME MONJARDIM ESTRELA TRAMA DAS SEIS
Jayme Matarazzo ("Maysa") será o filho de Humberto Martins (Ricardo) em "Entre Dois Amores" (Globo), em abril; em maio, estreará em "Suprema Felicidade", longa de Arnaldo Jabor

Crianças preferem canal pago a TV aberta durante a manhã

A opção das crianças brasileiras pelos canais de TV paga em lugar dos abertos cada vez se consolida mais. Em janeiro, no período entre 6h e 12h, quando as redes abertas concentram boa parte de sua programação infantojuvenil, a audiência desse público foi 48% maior nos canais por assinatura quando comparados aos de sinal livre.
Trata-se de um recorde. Ao longo de 2009, tendo como referência as manhãs, foi 32% maior a preferência da criançada pelos canais fechados.
O levantamento, feito pelo Ibope, abrange crianças de 4 a 11 anos com acesso a TV por assinatura e confirma uma tendência de migração observada em anos anteriores.
A pesquisa é realizada em oito praças: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
A "ultrapassagem" da TV paga foi de 2008 para 2009: no primeiro, a audiência por assinatura, sempre para o público entre 4 a 11 anos pela manhã, era 37% menor que a dos canais de sinal livre; na virada, passou a ser 44% maior nos fechados.
Quando a referência para a análise é a observação de um dia inteiro, as margens são bem menores. No último mês de janeiro, por exemplo, ao longo de todo o dia (6h às 22h), a diferença na audiência para o público infantil entre os canais fechados e os de sinal livre era de 8%, o dobro da média registrada para o ano de 2009.

TROCA-TROCA
O apresentador Marcelo Barreto vai deixar o comando do "Redação SporTV", no canal SporTV. Quem assume a atração é André Rizek, que já treinara para a função cobrindo férias do antigo âncora. A mudança também é boa para Barreto, promovido a editor-chefe do "SporTV News".

SANGUE
O SBT comprou a série "True Blood", da HBO, sobre vampiros. Sucesso na TV paga, a atração criada por Alan Ball ("A Sete Palmos") será exibida pela primeira vez em canal aberto. Os direitos adquiridos de exibição valem somente a partir do próximo ano. Ainda entre os dramas de terror e antes da estreia da nova aquisição, a emissora anunciou que colocará no ar "Diários de um Vampiro", atualmente no canal Warner.

METRALHADORA
No "BBB" de amanhã, quem atender ao Big Fone terá o poder de mandar ao paredão qualquer participante antes mesmo do voto do líder. Mas precisará esperar o anjo dar imunidade ao seu escolhido e não terá um segundo voto quando os demais confinados forem ao confessionário. A gravação também mandará colocar um colar branco em alguém. Mas o adereço será apenas um placebo.

BARBA E BIGODE
Além do recorde histórico de votação (77 milhões), o embate entre Dourado e Angélica teve a melhor audiência do "BBB 10", com média de 34 pontos (dois milhões de domicílios assistiram ao programa na Grande SP) -o triplo da segunda colocada no horário, a Record.

com CLARICE CARDOSO



Texto Anterior: José Simão: Sapatinha posa pro SAPARAZZO!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.