São Paulo, quinta-feira, 25 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Eduardo Knapp/Folha Imagem
CONDIMENTO Só Walcyr Carrasco sabe o destino de Murilo Benício e Mariana Ximenes -na telinha, pelo menos, já que é ele o autor da novela "Chocolate com Pimenta"; além de dar rumo aos personagens da trama das seis, o novelista se prepara para lançar, em São Paulo, o livro "Pequenos Delitos e Outras Crônicas", em abril

A lei de Gil

O ministro Gilberto Gil, da Cultura, apresenta hoje a um grupo de senadores os tão aguardados projetos de mudanças nas leis de financiamento da Cultura -em especial, na Lei Rouanet.
 
A principal proposta: limitar a renúncia fiscal para quem investe em projetos culturais. Hoje, uma empresa pode abater até 100% do que investiu do Imposto de Renda. A idéia é permitir que o percentual fique entre 50% e 80%.
 
Outro vespeiro: o MinC pretende limitar a prática de bancos que usam o dinheiro abatido do imposto, ou seja, dinheiro público, para a abertura de seus próprios institutos culturais. Isso só seria permitido se o banco investisse também em projetos independentes.

A LEI DE GIL 2
Outra proposta a ser apresentada por Gil: o MinC pretende criar um cadastro de especialistas que avaliem os projetos a serem beneficiados por leis de incentivo. O secretário-executivo do ministério, Juca Ferreira, afirma que eles vão avaliar o conteúdo cultural de cada projeto e a coerência deles com as políticas públicas.
 
O almoço será na casa da senadora Roseana Sarney (PFL-MA), e o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) é um dos organizadores.

LETRAS
Na minuta da lei que mudará o programa do Primeiro Emprego está uma idéia que promete polêmica: o governo não mais exigiria que o jovem contemplado pelo programa também estudasse. A intenção é aumentar o número de beneficiados com o programa. Até agora, só um jovem recebeu salário no Primeiro Emprego.

PARA SEMPRE
Nicéa Pitta, ex-mulher de Celso Pitta, viajou de novo ao exterior atrás de contas bancárias do ex-prefeito.
 
Voltou ao Brasil e quer marcar uma audiência com o Ministério Público.

VOVÔ VIU A UVA
Drauzio Varella vai ser avô pela primeira vez. Sua filha Mariana está grávida.

COM A MÃO NO BOLSO
O que acontece quando o senador Eduardo Suplicy vai assistir a uma peça do diretor Zé Celso Martinez Corrêa? No domingo, Suplicy foi ver "Os Sertões". Subiu ao palco e foi incentivado a tirar a roupa. Recusou, mas acabou dividindo a cena com vários atores nus.
 
"Ele deixou de realizar um dos sonhos de toda mulher brasileira: ver o Suplicy pelado", diz Zé Celso. E os outros sonhos? "Namorá-lo e vê-lo casado."

ITINERÁRIO
Existem dois destinos possíveis para a exposição de Picasso, que fica em São Paulo até maio: o Rio ou o Paraná. Emilio Kalil, da BrasilConnects, diz que nenhuma das duas foi fechada ainda. "A negociação terá de ser feita diretamente com o Museu Picasso, de Paris", explica. Um dos tópicos para discussão entre instituições interessadas será o orçamento: para montar a mostra em São Paulo foram gastos quase R$ 6 milhões.

CERTIDÃO
Até o nome da filha de Marcelo D2 deve causar polêmica. A criança, que nasce em agosto, vai se chamar Maria Joana. Entre os iniciados, o nome é um dos sinônimos de maconha -tradução literal do termo "marijuana".

DUAS EM UMA
Juliana ou Marcela, não importava quem fosse eliminada do "Big Brother" anteontem: a "Playboy" quer uma das duas participantes do programa -ou as duas juntas- para a capa, provavelmente de junho. Editores da revista vão procurar Marcela nos próximos dias.

FRONTEIRAS
Controverso no Brasil, o Fome Zero chega ao Peru: Frei Betto fala hoje, em Lima, sobre sua experiência no programa. A platéia é formada por membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

Com exposição de painéis, documentos históricos, livros e obras de arte, a comunidade líbano-brasileira presta homenagem à cidade de São Paulo, hoje, às 20h, no hotel Maksoud Plaza.
A artista plástica Edith Derdyk recebe amigos e convidados para o vernissage de sua exposição, hoje, na galeria Marília Razuk.
Sidney Garambone lança hoje o livro "A Primeira Guerra e a Imprensa Brasileira", na livraria Nobel, no shopping Market Place, a partir das 18h.
Os empresários Fabiano Ruiz e Cadu Mendes Caldeira fazem festa conjunta de aniversário, hoje, a partir das 22h, na Sub.
Zeca Gerace e Victor Correa avisam que o clube Xingu, fechado no sábado depois de desentendimentos com a polícia, reabre hoje e funciona normalmente no fim de semana.


Texto Anterior: "O negócio é diminuir", diz minicontista
Próximo Texto: Artes plásticas: Obra de Serpa tenta dar valor ao papel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.