São Paulo, sexta-feira, 25 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Ernest e as Jóias da Coroa
Record, 14h20.
 
(Ernest Rides Again). EUA, 1993, 92 min. Direção: John Cherry. Com Jim Varney. Ernest ajuda professor a demonstrar teoria segundo a qual as jóias da coroa britânica estão, na verdade, nos EUA. E há um colecionador inescrupuloso querendo tomar as jóias, claro.

O Senhor dos Milagres
Globo, 15h50.
  
(The Miracle Maker). Inglaterra, Rússia, 2000, 90 min. Direção: Stanislav Skolov, Derek Hayes. "Joint venture" anglo-russa para narrar a Paixão de Cristo em versão de bonecos animados. Uma mistura de "Muppet Show" com catecismo é o que se sugere. Inédito.

Maria, Mãe de Jesus
SBT, 22h15.
  
(Mary, Mother of Jesus). EUA, 1999. Direção: Kevin Connor. Com Christian Bale, Melinda Kannaman. O título é bastante eloquente quanto ao assunto do filme, não? Drama histórico-religioso.

Pequeno Milagre
SBT, 2h45.
 
(Simon Birch). EUA, 1998. Direção: Mark Steven Johnson. Com Joseph Mazzello. A história de um bebê que nasceu mínimo, enfrentou problemas de crescimento e, como decorrência, teve existência curta e dramática. Ao longo dela, aprendeu que Deus tinha uma missão para ele. Só para SP.

Escolhas do Coração
Bandeirantes, 2h05.
 
(Choices of the Heart: The Margaret Sanger Story). EUA, 1995, 92 min. Direção: Paul Shapiro. Com Dana Delany. Margaret Sanger é uma enfermeira que, no início do século 20, em Nova York, lança e defende idéias revolucionárias a respeito de coisas como educação sexual e planejamento familiar. Temas tabus para a época e para o puritanismo americano.

Intercine
Globo, 2h20.

Um "Intercine" místico celebra a Sexta-Feira Santa e exibe o vencedor da disputa entre "O Manto Sagrado" (1953, de Henry Koster, com Richard Burton, Jean Simmons) e "São Francisco de Assis" (1961, de Michael Curtiz, com Bradford Dillman, Dolores Hart).

Um Detetive Vidente
SBT, 4h15.
 
(Second Sight). EUA, 1989, 83 min. Direção: Joel Zwick. Com John Larroquette. Detetive serve-se dos poderes de um vidente na tentativa de resolver um caso complicado. Mas o vidente é um tanto trapalhão, já que o filme é uma comédia. Só para SP.

Uma Vida Inesperada
Globo, 4h40.
  
(An Unexpected Life). EUA, 1997, 92 min. Direção: David Jones. Com Stephen Collins, Stockard Channing, Noah Fleiss. As várias e inesperadas mudanças na vida de uma mulher, desde que ganha a guarda de seus sobrinhos, arranja um namorado, decide trocar Nova York pela vida em uma fazenda e, por fim, descobre-se grávida. (IA)

Uma "Idade" fora do tempo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O último filme de Glauber Rocha teve uma sorte ingrata: foi a Veneza e não ganhou prêmio. Glauber atribuiu a coisa aos imperialistas.
Não era tão errado assim. Estávamos no meio da década de 70 e "A Idade da Terra" (Canal Brasil, 20h) chegava em um momento em que o mundo já virava as costas ao Terceiro Mundo.
É verdade: a Europa até gosta de nós, mas meio à maneira rousseauísta. Se deixamos de ser os bons selvagens o interesse diminui. Mesmo a França, o país que mais entende o cinema, só aceita o filme brasileiro enquanto representação de subdesenvolvimento.
Nosso cinema, para eles, acaba lá por 1970. Depois veio a indústria, a cidade. "A Idade da Terra" mistura de moderno e primitivo, pagou o pato.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O Jean virou mãe-de-santo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.