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Crítica/"O Maior Espetáculo da Terra"; "As Cruzadas"
DeMille encena espetáculo conservador
Lançamentos evidenciam o estilo grandioso do diretor que ajudou a consolidar cinema como entretenimento de massa
JOSÉ GERALDO COUTO
COLUNISTA DA FOLHA
Cecil B. DeMille (1881-1959) é sinônimo de cinema industrial de espetáculo. Tudo em seus filmes
era grandioso: os temas históricos, os cenários, os figurinos, os
orçamentos, a figuração.
Conservador na moral, na
política e na estética, DeMille
foi um "valor seguro" de Hollywood, ajudando a consolidar o
cinema como entretenimento
de massa. Dois filmes que chegam ao DVD ilustram as virtudes e limitações de sua obra.
"As Cruzadas" (1935) é um
bom exemplo do método DeMille: a terceira Cruzada (1190-92) é reduzida a um melodrama
romântico que se desenrola em
cenários kitsch.
O rei da Inglaterra, Ricardo
Coração de Leão (Henry Wilcoxon), decide participar da Cruzada para escapar de uma casamento arranjado.
No caminho para a Terra Santa, casa-se com
a princesa Berengaria (Loreta
Young), de Navarra. Na Palestina, o sultão Saladino (Ian
Keith) apaixona-se por Berengaria e a leva para Jerusalém.
A presença de vários monarcas europeus em terras médio-orientais é a deixa para DeMille
encenar um desfile de fantasias, com vários modelos de coroas, mantos e armaduras. Diversão popular em sua época, o filme é curiosa peça de museu.
Em "O Maior Espetáculo da
Terra", realizado 17 anos depois, o tema é contemporâneo
-a turnê de um grande circo
pelo interior dos EUA-, mas o
esquema dramático é o mesmo:
os bons e os maus, as paixões
instantâneas, as traições.
O filme continua vivo, porém, pelo modo quase documental como mostra os bastidores de um circo. Várias tramas se entrecruzam: o triângulo amoroso entre o administrador do circo (Charlton Heston)
e seus principais trapezistas; a
tentativa de um gângster de introduzir a jogatina no espetáculo; o passado misterioso de
um palhaço (James Stewart)
que usa sua máscara para fugir
da polícia. A tela se enche o
tempo todo de cores, luzes, palavras, música. Como já se disse, a estética de DeMille tem
horror ao vazio, ao silêncio e à
ambigüidade.
O MAIOR ESPETÁCULO
DA TERRA
Distribuição: Paramount (R$ 20)
Avaliação: bom
AS CRUZADAS
Distribuição: ClassicLine (R$ 35)
Avaliação: regular
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